Dois golfinhos mortos são encontrados no mesmo dia com marcas de rede de pesca em Praia Grande, SP

Dois golfinhos mortos são encontrados no mesmo dia com marcas de rede de pesca em Praia Grande, SP
Inspetor afirma que a toninha é alvo fácil das redes de pesca, porque é um mamífero e precisa ir à superfície respirar com frequência (Divulgação)

Dois golfinhos da espécie toninha-franciscana (Pontoporia blainvillei) foram encontrados pelo Grupamento de Guarda Costeira, setor da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, nesta sexta-feira (22), pela manhã, na praia do bairro Ocian e a tarde no Caiçara.

Leia também: Pai conquista a web ao fazer texto fofo para ajudar filha a vender brigadeiros

Ambos os animais estavam mortos e foram encaminhados para necropsia no Instituto Biopesca.

O animal localizado no bairro Ocian era uma fêmea, considerada jovem. Tinha marcas possivelmente causadas por redes. A suspeita é de que o animal tenha sido morto por algum barco pesqueiro.

Já o animal localizado no Bairro Caiçara foi identificado como macho, também de idade juvenil. O corpo do estava com marcas causadas por redes de pesca, mas aparentava estar morto há mais tempo que o animal localizado pela manhã.

De acordo com o Inspetor do Grupamento Costeiro, Delfo Monsalvo, a toninha é alvo fácil das redes de pesca, pois é um mamífero e precisa ir à superfície respirar com frequência. “Ao mergulhar, o animal pode acidentalmente ficar preso numa rede de pesca e acaba por se asfixiar, morrendo afogada”.

Espécie

A toninha é um animal comum no litoral de São Paulo e a espécie está ameaçada de extinção.

Serviço

Quem localizar animais encalhados na faixa de areia, vivos ou mortos, a orientação é não tocar ou se aproximar e ainda entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, por meio dos telefones 153 ou 199.

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.