Em menos de três meses, Corpo de Bombeiros resgatou 240 animais em situação de risco em Alagoas

Em menos de três meses, Corpo de Bombeiros resgatou 240 animais em situação de risco em Alagoas

Somente neste início de 2019, cerca de 240 ocorrências de resgate de animais foram registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). Dentre esses números, a assessoria de Comunicação da corporação destacou casos com cães (14), gatos (26), cobras (15), cavalos (20) e até mesmo abelhas (149).

Em entrevista ao CadaMinuto, o CB informou que o socorro é prestado a qualquer tipo de animal que esteja em risco e que, em alguns casos, o próprio dono pode sanar o problema. “Aquelas  [ocorrências] que não apresentam risco, como quando o gato sobe em um galho de árvore e este consegue ser alcançado sem que o dono suba no mesmo, em escadas ou outro meio em que ele possa cair e se tornar uma vítima”, explicou.

Caso contrário, quando o problema não pode ser resolvido pelo dono, o ideal é que os profissionais dos Bombeiros sejam chamados. Isso vale para situações em que o animal esteja em risco e não consiga sair sozinho ou com a ajuda de uma pessoa sem que ela também entre em risco.

Questionada sobre o destino dos animais peçonhentos que são resgatados, como as cobras, a assessoria informou que esse tipo de animal é encaminhado ao Ibama.

Um caso não muito comum, e que pode ser relembrado, é o do gato que caiu em uma obra, enquanto os pedreiros estavam batendo uma laje de um estabelecimento comercial. O fato aconteceu no centro de União dos Palmares, na sexta-feira, dia 08.

De acordo com o CBM/AL, os pedreiros viram quando o gato caiu no espaço e logo acionaram os militares.

Ao chegar ao local, os bombeiros conseguiram localizar onde o gato estava e quebraram a parede para resgatar o animal que, apesar do susto, não teve nenhum ferimento.

Veja o vídeo do resgate:

https://youtu.be/KuSXaET1CMY

Por Maria Maia e Polyana Lima

Fonte: Cada Minuto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.