Estudantes de uma universidade no México dissecaram um rato vivo

Estudantes de uma universidade no México dissecaram um rato vivo
Foto: (Especial)

Em um vídeo que circula nas redes sociais, estudantes do Instituto Universitário Franco Inglês, uma universidade privada do México, são vistos realizando a dissecação de um rato vivo como parte de uma prática de laboratório.

O ato gerou indignação e preocupação entre a comunidade estudantil e defensores dos direitos dos animais, já que é possível observar como os estudantes, supostamente do curso de odontologia, estão dissecando o pequeno roedor, expondo seus órgãos internos.

O facto gerou uma onda de comentários negativos, pois consideram que é desnecessário para a formação acadêmica dos estudantes de odontologia e constitui um ato de crueldade para com os animais.

“O abuso de animais é um ato reprovável”

Nesse sentido, a secretaria de Meio Ambiente do Estado do México,, anunciou que serão tomadas medidas a respeito, expressando sua preocupação com o bem-estar animal e garantindo que o caso será encaminhado à Procuradoria de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do México para investigação e possível sanção.

“O abuso animal é um ato repreensível que atenta contra o bem-estar dos seres sencientes e estamos trabalhando para que cada vez mais mexicanos tomem consciência sobre o cuidado e o bem-estar animal”, indicou a funcionária mexicana.

Entretanto, o Instituto Universitário Franco-Inglês, ao qual pertencem os estudantes que aparecem no vídeo, emitiu um comunicado defendendo a prática realizada, argumentando que o procedimento foi realizado com o uso obrigatório de anestesia, com o objetivo de observar e avaliar a ação farmacocinética e farmacodinâmica desse agente químico, e assegurou que todas as reações nas redes sociais se devem a uma interpretação errônea das imagens.

Por Sebastián Huerta Viurcos

Fonte: Metro World News

O modelo animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.