EUA: Nova Jersey proíbe a venda de cosméticos testados em animais

EUA: Nova Jersey proíbe a venda de cosméticos testados em animais
Element5 Digital on Unsplash

A oferta de produtos cosméticos testados em animais será proibida em Nova Jersey no começo do ano que vem.

De acordo com uma nova lei assinada pelo Governador Phil Murphy na semana passada, nenhum item de cosmético testado em animais, independentemente do teste ter sido realizado dentro ou fora do estado, poderá ser vendido em Nova Jersey a partir de março de 2022.

Recentemente, Nova Jersey proibiu testes no estado, conforme indicado pelo site NJ.com.

O decreto estava entre as dezenas de outros que o governador Murphy endossou, e passou de maneira unânime no Senado e na Assembleia do estado, com apoio bipartidário.

Algumas organizações, incluindo a Lush, a The Herbs e a Bees, e o US Organic Group, também defenderam a lei.

A partir do dia 1º de março de 2022, a oferta de produtos cosméticos testados em animais será proibida, com algumas exceções, como no caso do “teste em animais ser exigido por uma autoridade regulatória federal ou estadual” ou quando o “ingrediente que exige o teste em animais for amplamente usado e não puder ser substituído por outro ingrediente”, segundo a legislação.

Cosméticos testados em um coelho. Cientistas e farmacêuticos realizam pesquisas de testes de ingredientes químicos em animais de laboratório, “cruelty-free” e o conceito de terminar com maus-tratos de animais.
Cosméticos testados em um coelho. Cientistas e farmacêuticos realizam pesquisas de testes de ingredientes químicos em animais de laboratório, “cruelty-free” e o conceito de terminar com maus-tratos de animais.

Os infratores poderão pagar multa de até USD 1,000 por cada delito.

Nova Jersey passará a ser o oitavo estado a aprovar tal lei, após a Califórnia, Nevada, Illinois, Virginia, Maryland, Maine e Hawaii.

Terça-feira, em uma declaração, Vicki Katrianak, diretora de pesquisas e testes em animais da Humane Society dos Estados Unidos (HSUS), aplaudiu a ação de Nova Jersey.

“Na aprovação desta lei, Nova Jersey reconheceu a grande opinião pública de que os animais não devem sofrer para testar cosméticos ou ingredientes”, disse Katrinak”.

Com um crescente número de métodos disponíveis que não fazem testes em animais, não há justificativa ética para continuar prejudicando os animais em prol de xampus, máscaras ou pós-barbas”.

Katrinak continuou ao agradecer os principais patrocinadores da legislação, o Senador Joseph Lagana e o Deputado Anthony Verrelli “por sua liderança neste projeto de lei e o Governador Murphy por assinar esta importante legislação bipartidária”.

Produtos de beleza puros e livres de crueldade (cruelty-free) têm experimentado uma explosão nos últimos anos, e a venda de produtos livres de crueldade deve continuar a crescer na próxima década, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Fact.MR.

Tradução de Marcia Galdi

Fonte: Vegans News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.