Filhote de baleia-franca é encontrado morto na beira da praia em Xangri-Lá, RS

Filhote de baleia-franca é encontrado morto na beira da praia em Xangri-Lá, RS
Filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na beira da praia em Xangri-Lá (Foto: Patrulha Ambiental da Brigada Militar/Divulgação)

Uma baleia-franca foi encontrada morta na beira da praia em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira (16). A Patrulha Ambiental da Brigada Militar localizou o animal na altura da guarita 94 e acionou uma equipe do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar).

Segundo a bióloga Janaina Wickert, trata-se de uma baleia franca filhote, que mede 6 metros. Conforme a especialista, é provável que o animal tenha encalhado na praia.
Não há indícios externos de ferimentos ou algo que aponte a causa da morte. Biólogos e veterinários colheram amostras para análise para tentar entender o que aconteceu.

Conforme o Ceclimar, pelas condições do corpo do animal, acredita-se que a baleia tenha aparecido na beira da praia entre a noite de terça (15) e a madrugada desta quarta (16).
De acordo com especialistas, trata-se de uma espécie bem comum nesta época do ano. As baleias franca nadam até a costa gaúcha para se reproduzir.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *