Filhote de baleia-jubarte morre após encalhar em praia no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, BA

Filhote de baleia-jubarte morre após encalhar em praia no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, BA
População não deve se aproximar e nem tocar no animal, pois ele pode transmitir doenças

Um filhote de baleia-jubarte apareceu encalhado, na manhã desta quarta-feira (26), na praia dos Coqueiros, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram populares tentando salvar o filhote, que, segundo eles, ainda estava vivo. O grupo empurrou o animal para retirá-lo da areia, a fim de que pudesse nadar de volta ao mar.

O coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, Max Teixeira, disse que foi enviada uma equipe para o local, juntamente com o pessoal do Instituto Baleia Jubarte, mas o animal já foi encontrado morto.

ORIENTAÇÕES EM CASO DE ENCALHE – O coordenador de Fiscalização orienta que, caso seja avistado algum animal encalhado na praia, as pessoas devem ligar para os órgãos competentes e isolar o local.

Nesses casos, segundo Max Teixeira, a população não deve se aproximar e nem tocar no animal, pois ele pode transmitir doenças.

TEMPORADA DE JUBARTE – No período de julho até final de outubro, é comum a presença de baleias jubarte na costa brasileira, especialmente na Bahia, onde elas vêm para reproduzir. Os animais viajam da Antártica em busca de águas com temperatura mais alta para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.

Segundo os especialistas, durante a migração, alguns animais morrem por enfermidades, colisões com embarcações e encalhes acidentais em redes de pesca.

ENCALHES – Esse é o primeiro encalhe de baleia-jubarte registrado na orla de Porto Seguro nesta temporada de 2023.

De julho até final de outubro, é comum a presença de baleias jubarte na costa brasileira
De julho até final de outubro, é comum a presença de baleias jubarte na costa brasileira

No ano passado, ocorreram pelo menos três encalhes de baleias no litoral de Porto Seguro. Um deles foi na praia do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, no dia 27 de agosto. Dois dias depois, outro animal apareceu morto na praia da Pitinga, também em Arraial d’Ajuda.

Já no dia 6 de setembro, foi encontrada uma baleia morta na praia do Espelho.

Por Hugo Santos

Fonte: Radar News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.