Filhotes são mortos a tiros em lar temporário para cães em Baixo Guandu, ES

Filhotes são mortos a tiros em lar temporário para cães em Baixo Guandu, ES
Filhotes moram em lar temporário de animais em Baixo Guandu — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Quatro filhotes de cães foram encontrados mortos em um terreno alugado, que funciona como lar temporário de animais, em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo. O caso aconteceu nesta quinta-feira (14). Uma das responsáveis pelo local disse que todos tinham uma marca de tiro na cabeça. O crime foi registrado na delegacia da cidade e será investigado.

Os filhotes que foram mortos tinham entre 2 e 3 meses de vida. Segundo as protetoras, pelo menos outros quatro cães também ficaram feridos.

“Quando eu cheguei, eles estavam com buracos na cabeça. Todos foram mortos do mesmo jeito, o mesmo buraquinho na cabeça”, falou a auxiliar administrativo Claudiane Costa, que é uma das protetoras.

O espaço onde os cães ficam é alugado pela Associação Melhores Amigos dos Animais. A ideia é de que seja um espaço que os cachorros não morem por muito tempo, mas para que sejam cuidados até serem adotados.

Para isso, as integrantes montam uma verdadeira força-tarefa diária. “Sempre tem um que vem limpar, colocar ração, dar remédios para os que precisam, ajudar a pagar uma consulta, ir atrás de um remédio. Fazemos qualquer coisa para manter a ONG e cuidar dos cachorros, para depois encaminhá-los para doação”, explicou a arquiteta Lilian Nepomuceno, que também é protetora.

No espaço há 25 cães esperando por um lar definitivo. As protetoras explicaram que não imaginam quem possa ter cometido o crime e aguardam o resultado da investigação.

O delegado Ricardo Barbosa explicou que maus-tratos a animais é crime, e é configurado desde um agressão até a morte. “Pelo crime de maus-tratos aos animais, a pena é de 3 meses a um ano de detenção, com aumento de pena de um sexto a um terço em caso de morte”, falou.

Quem tiver alguma informação sobre quem matou os filhotes, pode denunciar na delegacia de Baixo Guandu ou pelo Disque Denúncia 181, com sigilo e anonimato garantidos.

Assista à versão desta reportagem que foi ao ar no ES1:

VÍDEO: Filhotes de cachorros são mortos a tiros em Baixo Guandu, ES

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.