Fortaleza (CE) recebe ordem de queima em colmeia de abelhas na 12º DP da capital

Fortaleza (CE) recebe ordem de queima em colmeia de abelhas na 12º DP da capital

Um alerta chamou a atenção de protetores dos animais na noite da última quinta-feira (27), um vídeo do ambientalista Celso Santos, através de sua conta no Facebook,​ surpreendeu a todos ao notificar o fato de que as árvores em torno da 12​ª Delegacia da cidade de Fortaleza ​estavam sendo podadas. O preocupante da chamada seria o fato de que uma delas não havia recebido a poda devido a presença de uma colmeia. Segundo ele, o corpo de bombeiros local teria sido acionado para tocar gasolina e fogo nas abelhas ainda vivas e só não o fez porque Celso prometeu filmar a execução dos animais e expor nas redes sociais; o que teria barrado temporariamente a ação dos bombeiros.

Em nota, o ambientalista informou que, na delegacia, os bombeiros teriam feito algumas ligações antes de ir embora e que, em seguida, ele próprio teria recebido diversas ligações da polícia para que se retirasse.​ Em uma das ligações, ​um​a servidora ​teria lhe dito que a abelha italiana é uma ​”praga” que deveria ser exterminada ​imediatamente​ e que não adiantaria protestar porque outra equipe de bombeiros viria para exterminá-las, pois se tratava de ordem do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana ​(​PT​).

A ordem de poda das árvores​ e execução das abelhas​ no​​ ​​Regional V pelo​ corpo de bombeiros​ teria sido dada pelo fato de que, no próximo sábado​ (29),​ o Governador​ ​Camilo Santana​ fará a entrega da delegacia ​”​reformada​”​. O evento possui mais um agravante para os animais, uma vez que está previsto a queima de fogos de artifício – o que poderia excitá-las.

A justificativa de que as abelhas africanas são uma praga,​ evidentemente não foi aceita por dezenas de protetores e grupos de direito dos animais. Apoiado, o ambientalista propõe para que a rede de protetores e ambientalistas se reúnam em frente à 12​ª DP com cartazes e faixas para manifestar repúdio no evento do próximo sábado (29). Segundo Celso, ele conseguiria fazer a captura da colmeia na terça-feira (2) para levar as abelhas em segurança para um apiário. O processo deve ser feito de dia, uma vez que a primeira a ser capturada é a abelha rainha. Segundo ele, a população do Brasil inteiro também pode se manifestar na tentativa de barrar a ordem de queimar a colmeia e os animais vivos através da página do Facebook do Governador Camilo Santana​.

Vale destacar que, ao contrário do que teria sido dito pela servidora quanto a esse tipo de abelhas serem pragas, ​a abelha italiana, também conhecida como abelha amarela é uma espécie ​de​​​ baixa agressividade.​ Conhecida como uma das principais polinizadoras do planeta, a preocupação com sua extinção é uma narrativa mundial. Existe até mesmo uma campanha chamada Bee Or Not To Be – algo como “​Sem a​belhas ​não existiremos!” ​que justifica cada uma das questões dos quais a morte das abelhas são sinônimos de terríveis impactos ambientais e a devastação do planeta como o conhecemos​ alertando sobre as consequências do seu desaparecimento. ​

A 12ª DP de Fortaleza/CE​ fica na Rua Seiscentos Dois, s/n – Conj. Ceará, Fortaleza – Telefone: (85) 3101-5665.

O prefeito de Fortaleza é Roberto Cláudio (PDT) e o Deputado Roberto Mesquita​ (PV/​​Partido Verde)​ é o atual Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Por Luh Pires

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.