Macaca filhote é encontrada em aldeia e recebe doação de leite humano em RO

Macaca filhote é encontrada em aldeia e recebe doação de leite humano em RO
Macaca Chica encontrada em aldeia de Rondônia está sob os cuidados de veterinária (Foto: Marco Bernardi/G1)

Uma filhote de macaco da espécie Lagothrix lagotricha foi encontrada em uma aldeia indígena de Ji-Paraná (RO), na Região Central de Rondônia, esta semana. De acordo com a veterinária Rosana Pereira, a espécie está em risco de extinção e o animal foi encontrado no meio da mata após a mãe ter sido morta por índios. A equipe que a recolheu escolheu o nome ‘Chica’ e para alimentá-la, mulheres estão doando leite para ajudar a mater a pequena com vida.

Segundo Rosana, o animal tem aproximadamente 2 meses e foi encontrada com picadas de formigas e bastante debilitada. “Ela foi vista perto da aldeia, tinham matado a mãe para se alimentar. O filhote estava com muitas lesões e quase morto, pois estava coberto de formigas e outros insetos”, afirma.

A veterinária contou com ajuda de mães da cidade para amamentar a pequena Chica. “Quando ela chegou ao abrigo nós tentamos dar leite bovino, porém, ela teve diarreia. Então pedimos para que mulheres doassem leite materno, pois leite humano é bem semelhante ao dos macacos, por isso seria a melhor opção”, explica.

Amanda Schultz é mãe a pouco mais de dois meses e ajudou Chica dividindo um pouco do leite da filha Manuella e doando para ajudar na amamentação do animal. “A doação do leite é um simples gesto. Não só meu, mas de outras mamães doadoras. Mostra que ainda existem pessoas boas e de bom coração, pois meu amor pelos animais vai muito além. Se depender da doutora Rosana e de seus colaboradores, a Chiquinha terá uma história com final feliz”, diz Amanda.

Mulheres doam leite para alimentar a pequena Chica, encontrada debilitada em aldeia de RO (Foto: Amanda Schultz / Arquivo Pessoal)

Rosana conta que a macaca deverá crescer em cativeiro por conta do tratamento, e por isso, não poderia ser devolvido para o convívio na natureza. Desse modo, o destino da pequena Chica será decidido pela Justiça, que determinará o local em que ela crescerá.

“Como é um animal silvestre e que está em risco de extinção, temos que procurar o Ibama, a Sedam e a Polícia Ambiental, pois esse animal não pode ser doado. Mas ela não poderá ser devolvida à natureza. Eu, como veterinária, serei a fiel depositária até que a lei determine algo. Eu não posso adotar ou doar ela ser a permissão da lei”, explica Rosana.

Doações de leite para a macaca Chica podem ser realizadas na ONG Amparo Animal, na Clínica Pequenos Amigos, na Rua Idelfonso Silva Nº 1476, Nova Brasília. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (69) 98483-2625 ou (69) 3423-8749.

Macaca Chica encontrada em aldeia de Rondônia (Foto: Marco Bernardi / G1)

Por Marco Bernardi

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *