Gato de 15 anos resgatado dos escombros dias após ataque russo em Sumy

Gato de 15 anos resgatado dos escombros dias após ataque russo em Sumy
Serviço Nacional de Emergência da Ucrânia/Twitter

Um gato, com 15 anos, foi resgatado dos escombros de um prédio destruído por um ataque russo, na madrugada de segunda-feira, em Sumy, na Ucrânia.

Segundo o Serviço Nacional de Emergência da Ucrânia, numa nota publicada nas redes sociais, o animal foi salvo “no terceiro dia de operações de resgate” e estava “num dos apartamentos do prédio destruído pelos russos”.

“O peludo assustado foi entregue aos donos e levado para uma clínica veterinária”, acrescentou.

Segundo a imprensa ucraniana, o ataque russo em Sumy provocou pelo menos dois mortos e dezenas de feridos, entre os quais uma criança de cinco anos. O bombardeamento atingiu um edifício dos serviços secretos ucranianos e vários prédios.

Na sequência do ataque, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reiterou o pedido ao Ocidente de mais e melhores sistemas de defesa aérea.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de nove mil civis morreram e quase 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Fonte: Notícias ao Minuto / mantida a grafia lusitana original