Gatos continuam sendo mortos em Itarantim (BA) por envenenamento

Gatos continuam sendo mortos em Itarantim (BA) por envenenamento

O crime de envenenamento de animais, especialmente de felinos, não é novo e infelizmente continua sendo muito comum em Itarantim. Somente nesta semana, mais de seis gatos foram mortos em diferentes bairros da cidade. Os moradores do Bairro Bob Kennedy, nesta quarta-feira (08), enviaram fotos mostrando gatos mortos que foram vítimas de envenenamento por pessoas da própria localidade.

É importante ressaltar que cometer crimes como abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é considerado crime ambiental e está sujeito à punição de acordo com a Lei 1.095/2019. A nova legislação prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos animais.

É responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente dos municípios realizar a fiscalização e garantir o trâmite adequado para a punição dos culpados por esses crimes. É fundamental que as autoridades competentes atuem de forma efetiva para coibir essas práticas cruéis e proteger a vida dos animais indefesos.

Além disso, é importante que a comunidade se una e denuncie qualquer caso de violência contra os animais, fornecendo informações às autoridades para auxiliar nas investigações.

Fonte: Crônicas de Itarantim

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.