Governo institui selo livre de crueldade para quem não realizar testes em animais no DF

Governo institui selo livre de crueldade para quem não realizar testes em animais no DF
Breno Esaki/Agência Saúde

A partir desta segunda-feira (13/9) produtos e marcas que não realizarem testes em animais ganharão do Governo do Distrito Federal o selo “Livre de crueldade”. A iniciativa veio de um projeto de lei de autoria do deputado Daniel Donizet.

Segundo a publicação no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (13/9), o objetivo da lei é promover o bem-estar animal por meio do combate à realização de testes de produtos em animais.

O projeto havia sido vetado pelo GDF, mas a Câmara Legislativa o manteve.

Maus-tratos

Balanço divulgado pela Divisão de Análise Técnica e Estatística (Date), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), aponta um aumento de 30% no comparativo do total de ocorrências de maus-tratos a animais registradas na capital de janeiro a agosto de 2020 e 2021.

O Metrópoles teve acesso aos dados. O Distrito Federal registrou 253 infrações em 242 dias, somente em 2021, contra 194 no mesmo período do ano passado. Isso significa que, todos os dias, pelo menos um animal é vítima de maus-tratos na capital.

A natureza dos casos registrados pela PCDF vai desde crueldade até matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre.

Por Luísa Guimarães

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.