Grupo é preso por rinha de canários-da-terra em Luziânia, GO; veja vídeo

Grupo é preso por rinha de canários-da-terra em Luziânia, GO; veja vídeo
15 pessoas são presas por rinha de canários da terra em Luziânia - (crédito: Material cedido ao Correio )

Equipes de fiscalização do Ibama receberam denúncias de que estaria ocorrendo uma rinha entre canários-da-terra na região de Luziânia — cidade a cerca de 60km de Brasília — Ao chegarem no local, nesta quarta- feira (29/11), se depararam com 15 pessoas fazendo a prática ilegal. Ao todo, foram encontrados 88 canários, um sabiá e um jabuti no espaço que aparentemente seria um centro espírita.

As 15 pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para a delegacia da cidade. Todas foram multadas por maus tratos e cativeiro ilegal de animais silvestres. Cada um deles deverá pagar uma multa no valor de R$ 44 mil de multa. Um inquérito policial foi aberto e todos responderão criminalmente.

Ao Correio, o fiscal identificado como Cabral contou que as equipes chegaram a tempo de evitar que os animais pudessem se machucar de forma grave. “Aparentemente, eles faziam a prática há bastante tempo. A gente chegou ao local porque os vizinhos repararam uma movimentação estranha e denunciaram”. Cabral afirmou que o caseiro do local estava envolvido na rinha e que, na hora que as equipes entraram no espaço, diversas pessoas tentaram fugir.

O fiscal do Ibama alertou que Brasília tem sido um entreposto do tráfico de canários no Brasil. ”As pessoas colocam esses animais para lutar e isso é cruel e covarde”, enfatizou. Os animais foram levados para o centro de triagem do Ibama e passarão por uma avaliação.

A Lei

O Decreto nº 50.620, de 18 de maio de 1961, proibiu em todo o território nacional, realizar ou promover “brigas de galo” ou quaisquer outras lutas entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes. Também é proibido realizar ou promover espetáculos cuja atração constitua a luta de animais de qualquer espécie.

Veja:

Por Mariana Saraiva

Fonte: Correio Braziliense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.