Homem é flagrado com mais de 40 cobras de espécie proibida no Brasil

Homem é flagrado com mais de 40 cobras de espécie proibida no Brasil
Cobras foram encaminhadas para o Bosque de São José do Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

O homem que foi multado após ser flagrado com 41 cobras de espécie norte-americana e proibida no Brasil, em Mirassol (SP), comercializava os animais por cerca de R$ 300, segundo a Polícia Ambiental.

Os répteis foram encontrados na sexta-feira (10) no interior de casa. Uma denúncia anônima de criação de aves exóticas levou os policiais até o imóvel.
 

“O morador realmente falou que tinha criação de aves exóticas, mas acabamos encontrando outra situação: a criação de cobras”, afirma o tenente da Polícia Ambiental, Emerson Mioransi.
 

Ao todo, foram apreendidos 38 filhotes e três matrizes de corn snake, uma espécie de serpente exótica. Os animais, que não são peçonhentos, estavam separados em recipientes plásticos.

Além dos répteis, os policiais também encontraram ratos e baratas que serviam de alimento. O proprietário da casa foi multado em R$ 10 mil por criar cobras que não pertencem à fauna brasileira.

“O dono diz que é uma forma de aferir um pouco mais de renda. Devido à condição financeira, ele acabou entrando nesse ramo para poder ter um pouco mais de rentabilidade. Ele conta que ganhou a primeira matriz e foi reproduzindo”, explica Emerson Mioransi. 

Rio Preto

Cobras foram apreendidas e levadas para o Bosque de Rio Preto — Foto: André Modesto/TV TEM

Os animais apreendidos foram encaminhados ao Zoológico Municipal de São José do Rio Preto (SP), onde recebem atendimento e cuidados veterinários.

De acordo com o biólogo Samuel Vilanova Vieira, a reprodução das serpentes corn snake é proibida no Brasil. Contudo, a espécie é uma das mais traficadas no país.

“É um animal muito encontrado nas residências das pessoas justamente por ter uma variedade de cores. É uma serpente não peçonhenta, bem calma e exótica”, afirma o biólogo.

“Qualquer espécie exótica que for inserida em um habitat em que não reside, ela vai competir com espécies das mesmas características. Além de tudo, ela vai consumir animais, causando um impacto ambiental”, complementa. 

Vídeo: Polícia Ambiental apreende mais de 40 cobras em cativeiro clandestino em Mirassol.

Cobra apreendida pela Polícia Ambiental em Mirassol — Foto: André Modesto/TV TEM

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.