Homem é preso por maus-tratos a pitbulls em Florianópolis

Homem é preso por maus-tratos a pitbulls em Florianópolis
Homem é preso por maus-tratos a um cachorro e quatro filhotes em Florianópolis – Foto: PCSC

A Polícia Civil efetuou nesta segunda-feira (18) a prisão em flagrante de um indivíduo acusado de praticar maus-tratos contra cães da raça pitbull, em Florianópolis, SC.

Maus-tratos a pitbulls

A operação foi deflagrada após recebimento de denúncias indicando que uma cadela da raça pitbull e seus quatro filhotes estavam sendo mantidos em condições inadequadas de moradia, higiene e saúde.

Relatos apontavam que a cadela era constantemente presa por uma corrente curta, além de não ser castrada, contrariando a Lei Estadual nº 14.204/2007.

A DIBEA (Diretoria de Bem-Estar Animal) iniciou o acompanhamento do caso, e mesmo após quatro notificações e um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), o responsável pelos animais não cumpriu com as exigências legais.

Pitbulls estavam sendo mantidos em condições inadequadas de moradia, higiene e saúde – Foto: PCSC
Pitbulls estavam sendo mantidos em condições inadequadas de moradia, higiene e saúde – Foto: PCSC

Diante da inércia do tutor, uma nova visita ao local foi realizada pelas equipes da DPA (Departamento de Investigação Criminal da Capital), onde foi confirmado o descaso para com os animais.

A cadela apresentava um escore corporal extremamente baixo (nível 2) e não havia sido levada para avaliação médico-veterinária, apesar da disponibilidade de serviços gratuitos oferecidos pelo órgão municipal.

O responsável foi detido por maus-tratos qualificado a animais. Os cães foram resgatados e estão sob os cuidados da DIBEA, onde permanecerão até que possam ser colocados para adoção.

O procedimento criminal foi formalizado na Central de Plantão Policial da Capital, e o detido encontra-se à disposição do Poder Judiciário, aguardando as devidas deliberações sobre o seu caso.

Por Daiane Nora

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.