Horror: esta é a realidade perturbadora do Festival das Cores para cães de rua da Índia

Horror: esta é a realidade perturbadora do Festival das Cores para cães de rua da Índia
Foto: Shutterstock

No ano passado, um cão de rua foi supostamente estuprado por um homem em Patna por ocasião do Holi [Festivas das Cores], na Índia. Imagens de CCTV do ato horrível do homem circularam na internet. Em 2022, um cão de rua foi amarrado por um grupo de homens em Uttarakhand e um vídeo comovente de cores atiradas ao cão indefeso rapidamente se tornou viral nas redes sociais, provocando indignação e partindo muitos corações. Infelizmente, os cães são vítimas de abusos todos os anos durante as celebrações do Holi.

(Holi ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia e em alguns outros lugares todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram pós das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música.) – incluído pela tradutora para ajudar na leitura.

Da coloração forçada à provocação e ao assédio, os cães de rua suportam o peso das nossas festividades. Embora as autoridades oficiais anunciem rapidamente que investigações estão em curso, são escassas as atualizações ou declarações públicas dos funcionários sobre tais atos horríveis. Além disso, sob o quadro jurídico ultrapassado da Índia, os infratores nunca recebem punição suficiente pelos seus crimes horríveis.

Com Holi chegando, tememos que cães e outros animais sejam abusados com as cores. Infelizmente, poucas pessoas pensam como jogar cores e abusar de cães durante as celebrações do Holi pode afetá-las profundamente. Para abordar o problema e aumentar a conscientização sobre os possíveis danos aos cães durante as festividades de Holi, conversamos com Rodney Dsouza, Comportamentalista Canino, Treinador e Educador.

Ele disse: “Os cães não conseguem ver o número de cores que os humanos conseguem. Por que diabos você iria querer envolvê-los na celebração do festival das cores? Eles não são humanos e, portanto, não podem participar de festivais como os humanos. Se isso acontecer, eles ficarão infelizes, assediados e traumatizados no final.”

As duras consequências de jogar cores e balões em cães

Efeitos clínicos

“Jogar cores em cães de rua pode ter efeitos clínicos graves em cães com doenças de pele, alergias ou outras doenças relacionadas à pele. As condições existentes podem piorar, levando eventualmente a mortes dolorosas, uma vez que não haveria cuidadores para administrar medicamentos e fornecer apoio nutricional. Cães com ferimentos e feridas sofrem de forma semelhante”, disse o comportamentalista canino.

Ativação do Sistema Nervoso

Você sabia que jogar balões de água em cães pode causar graves reações de susto? Isso leva ainda à ativação do sistema Simpático ou Parassimpático do cão.

“Se o sistema simpático entrar em ação, um cão é capaz de agir de forma hostil e ofensiva. O cão escolherá se defender, avaliar a ameaça percebida e dar uma mordida cerimoniosa. Também pode levar a uma agressão deslocada, onde o cão redireciona sua raiva para a pessoa ou animal mais próximo e não para quem jogou o balão d’água nele”, observou o especialista.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

“Caso o sistema parassimpático entre em ação, o cão escolherá se abaixar e correr em busca de abrigo e segurança. Um cão tão medroso fará de tudo para escapar da ameaça percebida e, se se sentir encurralado e sem rota de fuga, pode agir de forma muito agressiva e perigosa, podendo causar graves danos aos humanos”, acrescentou.

“Em suma, o ecossistema de cães vadios, que geralmente cuidam da própria vida, fica abalado. E, pior ainda, o seu comportamento, que de outra forma era calmo e não invasivo, é afetado negativamente por gatilhos de altíssima intensidade, causando danos permanentes aos cães que vivem nas nossas ruas”, Rodney Dsouza, Comportamentalista Canino, Treinador e Educador.

Contaminação da comida

Jogar cores sem pensar na estrada também leva à contaminação de alimentos espalhados em lixões. Isso coloca ainda mais em risco a saúde dos cães vadios, uma vez que eles geralmente buscam comida em locais cheios de lixo.

No geral, a celebração do nosso festival resulta numa perturbação completa da harmonia dos grupos de cães de rua, que normalmente vivem felizes nas ruas nos seus territórios.

Penalidades por crueldade animal sob a lei indiana

Todos os anos, Holi provoca a mesma perturbação na vida dos que não têm voz. No entanto, continua a ser lamentável que o quadro jurídico do nosso país não possua as medidas necessárias para punir os perpetradores.

Siddharth Chandrashekhar, advogado e consultor jurídico do Tribunal Superior de Bombaim ajudou-nos a aprofundar as leis atuais aplicáveis aos infratores considerados culpados de abuso de animais.

“As infrações ao abrigo da seção 428 do IPC serão punidas com prisão de qualquer das formas, por um período que pode ir até dois anos, ou com multa, ou com ambas”, disse Chandrashekhar. Os autores são punidos com pena de prisão de qualquer das categorias, por um período que pode ir até cinco anos, ou com multa, ou com ambas, pelos crimes previstos no artigo 429 do IPC.

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

“As infrações da seção 11 da Lei de Prevenção da Crueldade contra os Animais (PCA) são puníveis, [no caso de uma primeira infracção, com multa que não deve ser inferior a dez rúpias, mas que pode estender-se a cinquenta rúpias e no caso de uma segunda infração ou infração subsequente cometida dentro de três anos da infração anterior, com multa que não será inferior a vinte e cinco rúpias, mas que pode chegar a cem rúpias, ou com prisão por um período que pode se estender até três meses, ou com ambos ,” ele adicionou.

A dura realidade do abuso de cães durante as festividades de Holi e as graves consequências de atos brutais no bem-estar físico e psicológico dos animais exigem atenção urgente. Há uma extrema necessidade de introdução de leis mais fortes contra o abuso de animais no país para proteger os que não têm voz. Até que isso aconteça, todos devemos criar coletivamente consciência ao nosso redor, para lutar por um futuro onde os cães estejam livres dos horrores da crueldade.

Por Tania Malik / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Her Zindagi


Nota do Olhar Animal: “Holi ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia e em alguns outros lugares todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebidacomida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.” Fonte: Wikipedia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.