Itapetininga (SP) cria 1º departamento de proteção animal da Polícia Civil

Pensando em diminuir casos de maus-tratos, a Polícia Civil inaugurou o primeiro Setor de Proteção Animal (Sepa) de Itapetininga (SP). O departamento funcionará como rede apoio e combate a crimes contra animais na região.
O departamento foi inaugurado em reunião com o prefeito de Itapetininga, ativistas da causa animal e Organizações Não Governamentais (ONGs), na última segunda-feira (14).
De acordo com a delegada Júlia Nunes, responsável pelo Sepa, a implementação do departamento foi pensada para diminuir casos de maus-tratos a animais, além de contar com equipes especializadas neste tipo de crime que, segundo ela, “demandam um olhar diferenciado”.

O setor vai funcionar na Delegacia da Mulher (DDM) de Itapetininga (SP), mas denúncias de maus-tratos podem ser registradas em todas as delegacias da cidade, inclusive na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.
Ainda de acordo com a delegada, operações mensais serão realizadas no município para averiguar as denúncias recebidas pela Polícia Civil.
“Para o serviço bem funcionar, é necessário o apoio da municipalidade, especialmente do Centro de Controle de Zoonoses, da Subsecretaria Animal, no que diz respeito ao fluxo de atendimento dos animais vítimas de maus tratos, porque muitas vezes é necessário retirar o animal do local, então isso tem que ficar a cargo da municipalidade, com o auxílio das ONGs, da sociedade civil, porque todos têm o dever de proteger os animais e ajudá-los quando estão em situação de risco”, ressaltou a delegada Júlia.

Fonte: g1