Júri concede a custódia de 71 animais que foram apreendidos do Zoológico da Virgínia (EUA) para o governo

Júri concede a custódia de 71 animais que foram apreendidos do Zoológico da Virgínia (EUA) para o governo

Um júri da Virgínia, nos EUA, concedeu a custódia de 71 animais de um zoológico para o governo local após sua apreensão por autoridades estaduais em dezembro, como parte de uma investigação de crueldade contra animais no Natural Bridge Zoo, Jason Miyares, do Gabinete do Procurador-Geral, disse no último dia 05.

O veredicto seguiu um julgamento de seis dias durante o qual um advogado da Procuradoria Geral argumentou que os animais tinham sido alimentados de forma inadequada e mantidos em jaulas sujas no jardim zoológico à beira da estrada do condado de Rockbridge, que tem sido alvo de queixas de ativistas dos direitos dos animais há anos.

Um advogado do zoológico disse aos jurados que as jaulas dos animais estavam sujas porque foram apreendidas antes das limpezas diárias e que alguns animais estavam magros ou doentes devido à idade avançada, e não aos maus-tratos.

O condado de Rockbridge manterá a custódia de quatro girafas, 17 macacos-prego, 14 tartarugas e um lagarto, entre outros animais. A Procuradoria-Geral não respondeu imediatamente a uma pergunta sobre o que o condado fará com os animais.

O júri devolveu os cuidados de 29 animais apreendidos ao zoológico, que permanece fechado.

“Os cidadãos de Virgínia apoiam ambientes limpos e seguros para os animais, sejam eles animais de estimação ou animais de zoológico”, disse Miyares em comunicado. “Estamos gratos pela deliberação minuciosa do júri e agradecemos aos nossos parceiros responsáveis pela aplicação da lei pela sua assistência para garantir o bem-estar futuro destes animais.”

Um advogado do zoológico se recusou a comentar a decisão no último dia 5.

As autoridades apreenderam cerca de 120 animais do zoológico no início de dezembro, após uma operação.

Um investigador do escritório de Miyares escreveu em um mandado de busca que a investigação em andamento encontrou animais em perigo e que a investigação revelou que a elefanta do zoológico, chamada Asha, havia sido encontrada em uma poça de sua própria urina e fezes porque ela estava acorrentada e não conseguia se afastar. Asha não estava entre os animais apreendidos.

O gabinete de Miyares disse que a investigação criminal do zoológico está em andamento. Nenhuma acusação foi apresentada até o momento.

Por Justin Jouvenal / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: The Washington Post

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.