Justiça proíbe líder de suposta ONG em Maringá (PR) de pedir dinheiro para tratamento de animais

Justiça proíbe líder de suposta ONG em Maringá (PR) de pedir dinheiro para tratamento de animais
Marcos Zanutto/Folha de Londrina

A 13ª Promotoria de Justiça de obteve liminar (decisão provisória) que obriga o responsável por uma ONG (Organização Não-Governamental) informal a apagar as contas das redes sociais em que pedia recursos financeiros para supostos tratamentos de animais domésticos.

De acordo com a investigação do MPPR (Ministério Público do Paraná), no período de 2021 a 2022, o investigado se intitulava líder da organização “Santuário Salvando Vidas” e atuava nas redes sociais solicitando doações para tratamentos de animais, especialmente cães e gatos. Ele pedia doações via pix ou ”vaquinhas” e publicava vídeos e fotografias de animais em situação de sofrimento, a fim de sensibilizar os seguidores.

Entretanto o MP apurou que a suposta ONG não tem registro formal e não apresenta prestação de contas dos valores arrecadados. Além disso, no local onde ele mantinha informalmente a entidade, foram encontrados animais em situação de maus-tratos (sem troca de água, higiene precária, falta de alimento e ração vencida, ausência de atendimento veterinário, animais sem vacinação, filhotes convivendo com animais grandes, ausência de castração, etc).

A liminar, expedida pela 7ª Vara Cível de Maringá, determinou que o investigado suspenda a conta/perfil Instagram “salvandovidas.maringa” nas redes sociais ou aplicativos de mensagem, sob pena de multa diária de R$ 500. Pela decisão provisória, ele também fica impedido de receber qualquer doação de terceiros com o propósito de cuidados com animais, sendo possível a aplicação de multa equivalente ao dobro do valor recebido indevidamente.

No mérito da ação civil, a Promotoria de Justiça pede a condenação ao pagamento de dano moral ambiental coletivo em, pelo menos, R$ 300 mil, a serem destinados ao Fundema (Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá).

Fonte: Bonde

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.