Lei retiraria chimpanzés de base da Força Aérea para um santuário federal nos EUA

Lei retiraria chimpanzés de base da Força Aérea para um santuário federal nos EUA

O Senador americano Martin Heinrich está por trás de uma nova lei que realoca 34 chimpanzés de New Mexico para um santuário federal na Louisiana – Chimp Haven. Todos os chimpanzés foram previamente submetidos a teste no laboratório em uma instalação para primatas em Alamogordo, Novo México.

“Pense em nossos idosos, você sabe, cidadãos ou pais ou avós, como, você gostaria que eles, você sabe, essencialmente estar sozinho ou em um pequeno ambiente inapropriado para seus últimos dias, disse Noelle Callahan, o chefe do programa e diretor de políticas de Animal Protection New Mexico, um grupo de advocacia.

Em 2000, o Congresso aprovou a Lei do Chimpanzé, uma lei requerendo que o Instituto Nacional de Saúde realoque os chimpanzés não mais necessários para pesquisa para o Chimp Haven. Em 2019, o NIH anunciou que 44 chimpanzés estavam sendo mantidos em New Mexico alegando que eles não estavam saudáveis o suficiente para viajar. Aqueles chimpanzés têm vivido em uma instalação da Base da Força Aérea de Holloman no sudeste do Novo México.

De 2016-2018, 94 chimpanzés foram transportados em segurança da Base da Força Aérea de Holloman para Chimp Haven.

“Os chimpanzés são, você sabe, eles têm sido usados em experimentos. Eles não estão perfeitamente saudáveis, mas isso para nós, essa é a exata razão que eles devem ir para o Santuário”, ela disse.

Callahan disse que 10 daqueles chimpanzés morreram.

Testes de laboratório nesses chimpanzés terminaram a cerca de 20 anos atrás, mas Callahan acredita que eles ainda estão vivendo em condições desumanas.

“É uma instalação de laboratório, ela foi criada para experimentos em chimpanzés, e isso é a equipe que está lá. Isso é, você sabe, o que eles foram treinados para fazer”, ela disse.

A nova lei foi criada e ainda precisa passar pelo congresso. Se aprovada, os chimpanzés terão que ser realocados dentro de 180 dias.

Callahan espera que eles não tenham que esperar por tanto tempo, “Eles são os nossos ancestrais mais próximos. Eles têm sofrido muito. Você sabe, especialmente estes que foram nascidos no laboratório ou pegos da natureza e eles merecem, ao menos por último eles merecem terminar a vida deles em Chimp Haven”.

O senador Heinrich compartilhou o seguinte comunicado com KOB 4:

“Ao longo do meu tempo no Congresso, eu tenho estado advogando por uma solução humana e permanente para abrigar os chimpanzés da Base da Força Aérea de Holloman em Alamogordo, Novo México, então eles podem viver o resto da vida deles em um ambiente santuário não laboratório”, disse Heinrich. “De volta a quando eu estava servindo na Casa, eu pedi a NIH para retirar permanentemente os mais de 200 chimpanzés de Alamogordo Primate Facility que tinha previamente sido objeto de pesquisa biomédica. Nós temos uma responsabilidade moral para prevenir a crueldade animal e prover os 34 chimpanzés que sobraram em Holloman e os numerosos outros primatas abrigados em instalações similares ao longo do país com um meio ambiente de vida humano e os melhores cuidados possíveis pelo resto de suas vidas”.

Por Griffin Rushton / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: KOB 4

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.