Luisa Mell acusa influenciador do AM de maus-tratos contra porco

Luisa Mell acusa influenciador do AM de maus-tratos contra porco

Horas após defender na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a permanência com a capivara ‘Filó’, o influenciador digital Agenor Tupinambá foi acusado pela ativista Luisa Mell de maus-tratos contra porco.

Luisa divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (25/04) em que Agenor aparece em um rodeio, no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), segurando um porco que seria maltratado. Nas imagens, Agenor é o responsável por pegar o animal após várias crianças correrem atrás dele.

A gravação mostra Agenor abrindo uma porteira e em seguida um outro homem sai arrastando um porco que é deixado no meio de uma arena. Em seguida, várias crianças correm atrás do bicho. “Não vai sobrar um pedaço de porco, gente”, diz o locutor, enquanto crianças pulam e correm em cima do animal.

Na legenda da publicação, a ativista escreveu “O herói da capivara… por favor, não chamem ele de protetor de animais. Essa é uma das cenas mais assustadoras que já vi”. Nos comentários do post, internautas mostraram surpresa com a revelação e criticaram a atitude do influenciador.

Desde que Agenor foi multado em R$ 17 mil pelo Ibama, por “exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais”, Luisa nunca havia se manifestado sobre o caso, que ganhou repercussão nacional.

Deputada se posiciona sobre vídeo

Após a divulgação desse vídeo, a deputada estadual Joana Darc (UB), que defende a causa animal e disponibilizou assessoria jurídica a Agenor, afirmou que não tinha conhecimento dessa situação e aguarda explicações de Agenor.

“No momento, nossa luta é pela permanência da Filó em seu habitat natural, reforçando nossa postura contra qualquer movimento que coloque animais em situação de vulnerabilidade”, diz trecho da nota.

Outro lado

Em nota de esclarecimento publicada nas redes sociais, Agenor disse que não compactua com maus-tratos e que na ocasião “ficou sem saber como agir”.O influenciador afirmou que a situação exposta pela ativista é tradição em rodeios.

Ele disse que chegou a tirar o porco da confusão, mas que a cena não está nas imagens divulgadas por Luisa Mell.”Ao assistir o vídeo, é possível ver que não sou eu quem solta o porco e o arrasta pelo rabo.

Foi uma situação inesperada onde eu fiquei sem saber como agir diante de todos. E um ponto relevante que não está no vídeo é que sou eu quem retira o porco do meio da confusão.”

Agenor finaliza dizendo que outros protetores já cometeram erros antes da consciência sobre o bem estar animal.

Fonte: Toda Hora

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.