Mais de 100 animais silvestres são resgatados de janeiro a maio no AM

Mais de 100 animais silvestres são resgatados de janeiro a maio no AM
Foto: Divulgação

Mais de 100 animais silvestres já foram resgatados somente nos cinco primeiro meses de 2019 pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar. Mamíferos, répteis e diferentes tipos de aves, incluindo um pelicano, estão na lista dos bichos recolhidos em situação de risco e encaminhados para o centro de triagem de animais silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

No centro, os animais são submetidos a uma avaliação para verificar o estado de saúde, sinais de maus tratos, doenças ou parasitas. Depois disso, é analisada a condição de reinserção do animal na natureza, o que ocorre na maioria dos casos. Apenas os ofídios peçonhentos, como a jararaca, por exemplo, são encaminhados a um serpentário no Museu da Amazônia (Musa), no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

De acordo com o Batalhão Ambiental, encontrar esses animais em residências ou transitando em meio urbano pode causar espanto nas pessoas ou fazer com que elas tentem capturar o animal para mantê-lo em casa. Mas manter animais silvestres presos é crime.

Para combater essas práticas e preservar esses animais, o Batalhão desenvolve ações com objetivo de informar, orientar e sensibilizar a população, conforme explica o coronel Miguel Marinho.

“O policiamento ambiental desenvolve um programa de educação ambiental intitulado Vitória Régia desde o ano de 2008. Esse programa é realizado em escolas públicas de Manaus, no ciclo básico, onde são apresentadas informações sobre o meio-ambiente e suas leis”, disse.

A maior parte das apreensões é de répteis (62), seguido dos mamíferos (37) e das aves (15). Tracajás (26), Preguiças (18), jibóias (16) e jacarés (15) foram os bichos mais apreendidos entre janeiro e maio, conforme dados do Batalhão Ambiental da PM.

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.