Mais de 120 cães apreendidos em complexo de New Jersey em suposta arena de briga de cães

Mais de 120 cães apreendidos em complexo de New Jersey em suposta arena de briga de cães
Muitos dos cães tinham visíveis feridas ou estavam emagrecidos (Fonte: Meredith Lee/The Humane Society of the United States)

As autoridades de New Jersey [EUA] resgataram mais de 120 cães que eram parte de uma suspeita arena de briga de cães em um complexo no Condado de Cumberland.

A Polícia executou mandados de busca e apreensão em inúmeras propriedades no começo da manhã de quarta-feira, de acordo com o comunicado feito pela The Humane Society dos Estados Unidos.

“Cães e filhotes foram encontrados vivendo em currais estéreis e gaiolas em inúmeras construções, enquanto outros foram encontrados tremendo na chuva fria em currais ao ar livre ou em correntes pesadas com pouca proteção dos elementos” disse a instituição sem fins lucrativos.

Alguns dos cães tinham feridas não tratadas e escaras visíveis, de acordo com The Humane Society. Outros estavam esqueléticos, incluindo grávidas e mães que amamentam.

Mas, apesar de seus problemas de saúde e seu suposto uso em brigas de cães, muitos dos cães eram amigáveis e afetuosos com seus resgatantes.

“O que chama a atenção é o nível de sofrimento envolvido nas brigas de cães em contraste com quão doces e ávidos por afeição esses cães são”, disse Janette Reever, gerente do programa de investigações de crimes animais da The Humane Socie dos Estados Unidos, no comunicado. “Embora eles estivessem tremendo na chuva fria, esses cães ainda deixavam seus escassos abrigos para nos cumprimentar. Nós estamos gratos às autoridades de New Jersey pelo trabalho duro e dedicação deles para colocar um fim a este ciclo de sofrimento.

A operação de resgate seguiu uma investigação “intensiva” pela Divisão de Justiça Criminal, a Polícia Estadual de New Jersey e o Departamento de Agricultura, de acordo com o novo comunicado de imprensa do Gabinete do Procurador Geral do New Jersey.

Veterinários também estiveram no local para ajudar a avaliar cada cão e prestar cuidados médicos.

Oito pessoas foram presas e acusadas em conexão com as buscas, diz a Procuradoria-Geral da República.

“Lucrar com brigas de cães é insensível, brutal e cruel”, disse o procurador-geral Matthew J. Platkin no comunicado à imprensa. “Esses animais nascem dentro de vidas de abuso, sofrimento e violência, culminando com longas horas de brigas e frequentemente a morte lenta e dolorosa desses cães. As supostas atividades ilegais que foram descobertas por esta investigação não ficarão impunes”.

Oito pessoas foram acusados em conexão com a suposta operação de briga de cães (Fonte: Meredith Lee/The Humane Society of the United States)
Oito pessoas foram acusados em conexão com a suposta operação de briga de cães (Fonte: Meredith Lee/The Humane Society of the United States)

Os cães na propriedade provavelmente foram criados e treinados especificamente para uso em brigas, de acordo com The Humane Society. Cães podem sofrer hematomas severos, perfurações profundas e ossos quebrados. Mortes por “desidratação, infecção, perda de sangue, exaustão ou choque”, são também comuns, disse a instituição sem fins lucrativos.

Os cães foram transferidos para um “local seguro, confidencial” e estão recebendo “cuidado muito necessário e tratamento”, de acordo com The Humane Society.

As brigas de cães ocorrem há milênios. Ganhou atenção depois da prisão altamente divulgada do quarterback da NFL Michael Vick, em 2007. O Presidente George W. Bush assinou uma lei em maio de 2007 que tornou isso um crime federal.

Em 2022, oficiais federais apreenderam aproximadamente 400 cães de supostas arenas de brigas de cães, mais do que em qualquer ano desde 2007, como noticiado previamente pela CNN. O esporte sangrento pode ser altamente lucrativo para os proprietários e para os espectadores que podem apostar milhares em uma briga.

Por Zoe Sottile / Tradução de Fátima C. G. Maciel

Fonte: CNN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.