Mais uma empresa de petiscos recolhe produtos contaminados

Mais uma empresa de petiscos recolhe produtos contaminados
Marca Balance anunciou recall de três lotes do produto "Bifinho". Imagem: Canva

Mais uma marca de petiscos tem os produtos recolhidos do mercado por contaminação de substância que pode ter provocado centenas de mortes de cães em todo o país. No total, seis empresas tiveram os produtos retirados de circulação.

Na terça-feira passada (11), a marca Balance anunciou que três lotes do produto “Bifinho”, de sabores carne e vegetais, frango e frango assado, fabricados em março deste ano, passam por recall.

Em um comunicado publicado nas redes sociais, a Balance afirmou que desde que acompanhou os primeiros casos de contaminação na mídia, conduziu uma análise técnica de forma independente e proativa, tendo constatado etileno e propilenoglicol em três lotes de petiscos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já havia determinado o recolhimento do lanche canino das marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos, Bassar Indústria e Comércio Ltda, FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e Upper Dog comercial Ltda.

As investigações, que seguem em andamento pela Polícia Civil, apontam que os produtos continham propilenoglicol contaminado por monoetilenoglicol, substância tóxica que causa insuficiência renal e hepática quando ingerida, podendo inclusive levar à morte.?

O caso começou a ser investigado no final de agosto, quando tutores levaram os corpos de dois cães para serem periciados na Escola de Veterinária da UFMG.

O laudo apontou que a morte foi causada por lesões renais graves por consumo de etilenoglicol.

Nossa reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e com o MAPA e aguarda retorno.

Por Mariana Reis (sob supervisão de Laryssa Campos)

Fonte: Band Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.