Maus-tratos a animais e agressão contra representante de ONG resulta em duas prisões, em Caxias do Sul, RS

Maus-tratos a animais e agressão contra representante de ONG resulta em duas prisões, em Caxias do Sul, RS
FOTO: ESPECIAL SOLARIS

Uma ação da Polícia Civil junto com a ONG Sem Raça Definida (SRD) resultou na prisão de duas pessoas após denúncias de maus-tratos contra animais na área Central de Caxias do Sul. A Operação foi realizada nesta quinta-feira (21).

As reclamações sobre o estado em que quatro cães e duas calopsitas estavam sendo mantidas em cativeiro chamaram a atenção de moradores do um prédio localizado na rua Sinimbu. Conforme informações da polícia, os animais estavam abrigados em locais sem condições de manutenção, em um espaço inadequado para a sobrevivência tantos dos cães, como das aves.

Além da Polícia Civil, a representante de uma ONG também esteve no local e foi agredida pelo morador da residência, que foi preso em flagrante e levado para a Central de Polícia Civil. Uma mulher, que morava no local, também foi acusada de maltratar os animais, sendo detida e lavada para a Delegacia.

Conforme consta no boletim de ocorrência, a representante da ONG estava na casa, quando o genro da tutora dos animais chegou de moto e, ao saber que a SRD levaria os animais (justamente por estarem em situação de maus-tratos), tentou impedir, empurrando a mulher e prensando ela contra uma grade de metal.

A Brigada Militar (BM) precisou intervir e percebeu que o autor estava com hálito etílico, evidenciando que o mesmo estava pilotando a moto embriagado. O homem ainda teria desacatado os policiais e cometido injúria contra uma das mulheres, chamando-a de ‘vagabunda’.

A reportagem do Rádio Solaris teve acesso ao laudo da veterinária que esteve no ambiente onde os animais estavam, e que confirmou a situação precária em que os animais eram mantidos.

“Atesto que averiguamos um local onde viviam quatro cães e duas aves, onde dois dos cães estavam em maus-tratos. O local apresentava-se extremamente sujo, com cheiro forte, com alimentos de procedência duvidosa, em espaços sem cobertas. Não estavam livre de frio e podendo expressar o seu comportamento normal, configurando espaço inadequado para sobrevivência canina”, diz o documento.

Um dos animais estava em cativeiro, demonstrando se extremamente estressado, com nó nos pelos, alergias na pele, presença de ectoparasitas, não castrados, desidratados, escore corporal 2, mucosa pálida, feridas por toda extensão da pele, lesão em olho esquerdo, outro animal de porte grande apresentando lesões em região do pênis, patas, cabeça, lombar com feridas, olhos machucados e avermelhados, além de secreção ocular.

“No local também haviam duas aves em um espaço não adequado, com falhas nas penas e avermelhamento em patas”, aponta

Durante a abordagem no local, onde ocorriam os maus-tratos, o proprietário da casa abriu os portões e soltou dois cães que estavam sendo vítimas do abandono. A equipe da ONG Sem Raça Definida conseguiu recuperar os animais somente no início da madrugada dessa sexta-feira na área central de Caxias.

Por Wellington Frizon

Fonte: Solaris

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.