México faz história ao se tornar o primeiro país da América do Norte a proibir testes cosméticos em animais

México faz história ao se tornar o primeiro país da América do Norte a proibir testes cosméticos em animais
Save Ralph

O senado mexicano fez história no último dia 3 ao se tornar o país o primeiro da América do Norte a proibir os testes de cosméticos em animais.

Os senadores apoiaram unanimemente o projeto de lei federal, tornando o México o 41º país no mundo a ter essa atitude, de acordo com a Humane Society International (HSI).

A nova lei também proíbe a produção, importação e a propaganda de cosméticos testados em animais oriundos de qualquer lugar do mundo.

HSI vem fazendo campanha há anos juntamente da ONG Te Protejo, uma organização que promove o uso de cosméticos não testados em animais, pedindo para que o governo propusesse a proibição.

As equipes em conjunto disseram: “Estamos muito felizes em ver o México se tornar o primeiro país da América do Norte a proibir o teste de cosméticos em animais, e elogiamos nosso patrocinador do projeto de lei, senador Ricardo Monreal, e todos os congressistas por terem votados pela proibição dos testes cosméticos em animais no México”.

Acredita-se que uma das maiores influências na decisão do governo do México foi o filme de animação feito por ONGs chamado ‘Save Ralph’, depois dele ter ajudado a juntar 1,3 milhões de assinaturas em uma petição no México.

O curta documenta um coelho animado usado para testes chamado Ralph e os tipos de procedimentos que são feitos durante os testes para os produtos cosméticos.

Enquanto isso, Antón Aguilar, Diretor Executivo da HSI, acrescentou: “Nós agradecemos ao governo mexicano por ter mostrado liderança neste importante tópico, e continuamos a trabalhar com eles para implementar os compromissos e impor uma proibição robusta”.

“Este é um passo monumental para os animais, consumidores e ciência no México, e esta legislação inovadora mostra o caminho para os americanos se tornarem o próximo mercado de beleza livre de crueldade, e nos traz um passo mais perto da proibição global”.

O México se une a sete estados dos EUA que já proibiram os testes em animais, incluindo Califórnia e Virgínia, assim como dez estados no Brasil.

Entretanto, do outro lado do Atlântico, o governo britânico se envolveu em uma batalha com ativistas pelo fim da crueldade após ter comunicado que permitiria os testes em animais de produtos de uso cosméticos que possuíssem os ingredientes que atendessem os regulamentos químicos.

A decisão segue na linha da European Chemicals Agency (ECHA) – mas o governo britânico não precisava tomar a mesma decisão da União Europeia após o Brexit.

Por Becky Bargh / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Cosmetics Business

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.