Morador abriga tamanduá-bandeira que andava em bairro em MT para evitar que ele fosse atropelado

Morador abriga tamanduá-bandeira que andava em bairro em MT para evitar que ele fosse atropelado
O tamanduá ficou dentro da casa do morador até a polícia ambiental chegar — Foto: Arquivo pessoal/ João Bosco Nunes da Silva

Um morador do Bairro Residencial Coxipó, em Cuiabá, abrigou na madrugada desta terça-feira (26) um tamanduá-bandeira que estava na rua para evitar que ele fosse atropelado.

João Bosco Nunes da Silva, que é trabalhador autônomo, contou que escutou os cachorros dos vizinhos latindo bastante, saiu de casa para ver o que era e viu o tamanduá andando na rua. Segundo ele, o animal estava ao lado da praça principal do bairro onde mora.

VÍDEO: Tamanduá-bandeira andava perto de praça em Cuiabá

Depois disso, o morador disse que ligou para a Polícia Ambiental e, enquanto aguardava, decidiu chamar o animal para dentro de casa.

“Era um modo de deixar ele encurralado para não sair para a rua e foi um modo de mantê-lo a vista, pois temíamos que ele fosse atropelado”, contou.

O g1 entrou em contato com a Polícia Ambiental da capital, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

João Bosco disse que ficou cuidando do animal até 4h e, até aquele momento, a Polícia Ambiental não havia chegado no local.

“Ele ficou na área de casa por algum tempo, chegou até tirar uns cochilos. Decidi deixar ele ir pois aparentava estar agitado e fiquei com medo dele ficar muito estressado”, disse.

Ele disse que abriu o portão da casa e deixou o tamanduá-bandeira ir embora. O animal seguiu em direção ao Bairro Santa Terezinha, onde há uma região de mata.

O autônomo possui vários animais em casa — Foto: Arquivo pessoal/João Bosco Nunes da Silva
O autônomo possui vários animais em casa — Foto: Arquivo pessoal/João Bosco Nunes da Silva

João Bosco contou que gosta muito de animais. Ele tem mais de 15 animais em casa. São dois cachorros, sete coelhos e oito gatos.

Tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira tem pelagem que varia do cinza-escuro ao preto e pode medir até 1,9 metro. Só de focinho, são quase 45 centímetros. O nome ‘bandeira’ remete aos longos pelos da cauda, que chega a 90 centímetros.

O animal tem hábitos noturnos em ambientes povoados e diurnos em regiões de pouco contato com humanos. Ele é o único mamífero que não possui dentes, alimenta-se de formigas e cupins.

É capaz de ingerir cerca de 30 mil formigas em um único dia e conta com o faro aguçado para encontrá-las, uma vez que é quase cego.

Os tamanduás são bons nadadores e adoram tomar banho. Atingem a maturidade sexual até os quatro anos de idade, quando se reproduzem entre maio e julho. De uma gestação, que dura aproximadamente seis meses, nasce geralmente um filhote.

Apesar de parecer indefeso, pode ser feroz para defender seu território. No Brasil, ocorre em campos naturais e no Cerrado, principalmente na região central e na Amazônia. Nas outras regiões é considerado de difícil visualização.

Fonte: g1 via Primeira Hora

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.