Moradora denuncia envenenamento de gata no centro de Juazeiro: “foi morta pela maldade do homem”

Moradora denuncia envenenamento de gata no centro de Juazeiro: “foi morta pela maldade do homem”

Apesar de ser crime, o município de Juazeiro, na região norte da Bahia, tem registrado diversos casos de maus-tratos aos animais. Nesta quinta-feira (28), o Portal Preto no Branco recebeu mais uma denúncia.

De acordo com uma moradora, muitos animais estão sendo brutalmente mortos na rua Francisco Martins Duarte, centro de Juazeiro.

“Algum infeliz está matando animais da pior forma, enganando e envenenando. Muitos são gatos, que têm até tutores. Ontem morreu uma gatinha muito querida entre as pessoas da rua. A nossa pequena Princesa era tão carinhosa, e não mexia com ninguém. Ela só passeava na rua, e tinha uma tutora. Eu e minha irmã também cuidávamos dela, inclusive, tínhamos acabado de comprar um colar para ela. Ela nunca fez mal a ninguém, e foi morta pela maldade do homem. É um absurdo o que está acontecendo, e muito triste também, ficamos muito abalados com a morte de Princesa”, desabafou.

A moradora cobrou ainda providências aos órgãos competentes para que o crime seja investigado e o responsável, seja punido.

“Pedimos providência às autoridades competentes, para que tomem alguma atitude com relação ao descaso na morte de animais, visto que é crime matá-los. Os mesmos têm vida, sentimento, carinho e amor ao próximo. Se não gosta dos animais, chame as autoridades para que eles cuidem disso, e não tomem decisão tirando a vida desses inocentes”, acrescentou.

Crime

É crime maltratar animais, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32. Atualmente, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se o crime causa a morte do animal.

Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

Denúncia

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro disponibiliza o telefone (74) 3612-3581 para denúncias de maus-tratos a animais. A população também pode denunciar casos de maus-tratos diretamente à Polícia Militar (190) ou Guarda Civil Municipal (153).

Além disso, a denúncia de prática maus-tratos contra animais também pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: Portal Preto no Branco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.