Moradores dizem que cães que atacaram e mataram cachorro em rua de Salvador (BA) são maltratados

Moradores dizem que cães que atacaram e mataram cachorro em rua de Salvador (BA) são maltratados
Cães atacaram cachorro e a tutora dele no bairro do Rio Vermelho, em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Moradores da região onde um cachorro morreu após ser atacado por cães da raça pit bull, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, dizem que os animais são maltratados pelos tutores. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (26), quando a tutora do cachorro atacado passeava com ele na Rua do Meio.

VÍDEO: Cães atacam mulher que passeava com outro cachorro no Rio Vermelho; o animal não resistiu

Segundo a aposentada Silvana Pena, que a tutora do animal atacado, além de serem maltratados, os pit bulls não usam focinheira.

“Esses cachorros são criados com muito maus-tratos. São cachorros que ficam aí, choram muito de fome, muitas fezes à toa. Os cachorros são usados para procriação, porque a gente vê nascer filhotes aí. Não são cachorros que usam focinheira”, disse a aposentada.

Silvana Pena é amiga de Cristina, dona do cão que foi morto. Ela ainda destacou que uma escola funciona próximo do local onde ocorreu o caso.

“Do jeito que foi ela [Cristina], aqui na frente tem uma escola, que vai ser reformada e poderia ser uma criança. A gente está correndo risco por conta de uma pessoa que não sabe cuidar de animal”, contou.

A fisioterapeuta Valcione Colla, que trabalha em um prédio na Rua do Meio, disse que os moradores já fizeram denúncias de maus-tratos contra os cães.

“Ouvíamos há um tempo atrás, um ano mais ou menos, choros, deles tomarem chuva. A gente chegou a fazer denúncias e tal, mas aí com as denúncias, eles até melhoraram o tratamento, fizeram uma cobertura para eles”, disse a fisioterapeuta.

“São animais que não passeiam, que não veem a luz do dia, no sentido de caminhar na rua, socializar com outros animais, socializar com outras pessoas, eles convivem só naquele espaço com os donos”.

Vídeo do ataque

Por meio das imagens é possível notar que a mulher tentou salvar o animal. Ela foi mordida no pulso. Vizinhos relataram que tentavam livrar o cão do ataque dos outros dois, mas a situação só foi controlada quando um dos donos dos animais chegou.

Um morador, que preferiu não se identificar, relatou que o portão do imóvel do casal estava aberto e os cães fugiram. O morador informou ainda que vizinhos levaram a mulher em uma clínica veterinária para que o cachorro fosse atendido, mas ele não resistiu aos ferimentos.

A mulher foi em busca de atendimento médico devido à mordida no pulso, mas não há detalhes do estado de saúde dela.

O cunhado do tutor dos cachorros, que não quis se revelar, disse que os cães, apesar de serem da raça pit bull, são inofensivos e o caso não passou de uma situação isolada. Ele também negou a acusação de maus-tratos.

“O portão não estava trancado, mas estava com o trinco. Aí ele bateu a pata, no que ele pulou bateu a pata no trinco e acabou abrindo e indo para cima do cachorro”, disse o rapaz.

“O erro foi nosso, porque meu filho deixou o cachorro no corredor e o cachorro acabou fugindo”.

O homem disse que já conversou com a dona do cachorro que morreu e que o casal vai arcar com os prejuízos causados pelo ataque dos cães.

“Já conversei com a moça para poder arcar com os prejuízos, os danos dela, né?”, disse.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.