“Muito Chocante para a TV?” Um anúncio sobre touradas da PETA Latino é rejeitado, mas a tortura de touros continua sendo televisionada.

“Muito Chocante para a TV?” Um anúncio sobre touradas da PETA Latino é rejeitado, mas a tortura de touros continua sendo televisionada.
Foto: Instagram/officialpetalatino

Antes da última tourada da temporada na Cidade do México, a PETA Latino tentou transmitir um PSA [anúncio] encorajando os telespectadores a rejeitarem a violenta crueldade infligida aos touros na arena, mas foi rejeitada pela Televisa Univision e pela TV Azteca — mesmo que ambas as emissoras transmitam conteúdo de touradas.

O PSA apresenta imagens reais de touradas reproduzidas ao contrário para mostrar como os touros sofrem em cada estágio das execuções ritualizadas, à medida que os humanos fincam lanças e bandarilhas nos animais antes de o matador matá-los ao cortar sua aorta ou medula espinhal com uma espada. As imagens então cortam para um touro ileso, pacificamente de pé em um pasto — antes de avançar rapidamente através de sua curta vida, que termina com ele sendo desmembrado enquanto é arrastado para fora de uma arena.

O apelo conclui: “Cada touro tem um passado. Escolha a compaixão no presente. Diga não às touradas.”

Alicia Aguayo, diretora associada da PETA Latino, está cansada da hipocrisia:

“É bastante sugestivo que esses gigantes da transmissão exibam regularmente touros sendo provocados, atormentados e esfaqueados até a morte em suas telas, mas se recusem a aceitar o dinheiro da PETA Latino para exibir um anúncio com o mesmo tipo de conteúdo, pedindo o fim dos massacres.”

Assim como os humanos, os touros são seres vivos e sensíveis, com personalidade. Eles são animais inteligentes com excelente memória. Eles desenvolvem amizades ao longo do tempo e às vezes guardam ressentimentos contra aqueles que os maltratam. E eles não são os únicos com ressentimento — a PETA Latino continuará fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para se opor a esses espetáculos cruéis até que as autoridades atendam ao apelo, encerrando-os permanentemente.

Os dias de touradas estão contados

No México, 59% das pessoas são contra as touradas e 73% consideram as touradas como crueldade contra os animais.

À medida que a oposição internacional às touradas continua a crescer, a prática também foi proibida nos estados mexicanos de Coahuila, Guerrero, Quintana Roo, Sinaloa e Sonora, e severamente restrita em Bogotá, na Colômbia.

O esforço conjunto da PETA Latino com mais de 800 grupos de proteção animal ao redor do mundo levou a Movistar Plus+ — uma importante plataforma de streaming na América Latina e na Espanha — a anunciar que não mais transmitiria touradas em seu canal Toros.

A mudança está chegando, e Televisa Univision e TV Azteca claramente não estão preparadas para o dia em que as touradas não mais existirem.

Os touros precisam da sua ajuda

Por favor, prometa nunca participar ou apoiar touradas ou outros eventos que promovam a crueldade contra os animais.

Assine o abaixo assinado

Por favor, divulgue também a crueldade das touradas compartilhando o PSA nas redes sociais.

Tradução de Maryana Zorzal

Fonte: PETA

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.