Mula abandonada e com bicheira é resgatada após apelos de moradores em Guaraí, TO

Mula abandonada e com bicheira é resgatada após apelos de moradores em Guaraí, TO

Uma mula, que perambulava há vários dias pelos setores Pôr do Sol I, Pôr do Sol II e Jardins (Dito), acabou sendo resgatada na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, após vários pedidos de moradores. O animal apresentava ferimentos infestados por larvas de moscas, popularmente conhecidos como “bicheira”.

O primeiro atendimento foi efetivado por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que retiraram um pedaço de cano de PVC preso em uma das patas do animal e realizaram o controle da “bicheira”. Em seguida, ele foi recolhido por servidores da secretaria municipal de Obras e Infraestrutura.

Até o fechamento deste conteúdo, o responsável pelo animal não havia sido localizado. Caso o tutor não apareça e nem apresente justificativa plausível sobre o abandono há tantos dias, a mula poderá ser doada para produtores rurais ou instituições de ensino, onde será certamente bem cuidada.

Contato e onde denunciar

A população pode e deve denunciar a circulação de animais de grande porte soltos pelas vias urbanas de Guaraí, ligando no telefone fixo da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – (63) 3464-4269. Outra opção é procurar o atendimento presencial do órgão público, situado no prédio do antigo Fórum de Justiça (avenida Bernardo Sayão), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Punições previstas em legislação

O abandono de animais é um crime no Brasil desde 1998, de acordo com a Lei Federal Nº 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal Nº 14.064/20, também foram estabelecidas penas mais duras para maus-tratos, podendo variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.

Por Marcelo Gris

Fonte: Guaraí Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.