Mulher que afirma administrar resgate de animais é presa depois que dezenas de gatos negligenciados são encontrados em sua casa

Mulher que afirma administrar resgate de animais é presa depois que dezenas de gatos negligenciados são encontrados em sua casa
Animais da casa de Ashley Burrell em Auburn Gresham foram resgatados pelo Departamento de Controle e Cuidado Animal na terça-feira dia 02 de abril. Crédito: Erica Roewade/Facebook

Uma mulher de Auburn Gresham foi acusada de contravenção na terça-feira dia 02 de abril depois que o Departamento de Controle e Cuidado Animal de Chicago e a polícia resgataram mais de duas dúzias de gatos de sua casa.

O departamento recebeu uma denúncia de “potencial crueldade contra animais” em uma casa de Auburn Gresham, no quarteirão 7.700 da avenida South Hermitage, e investigou, disse Armando Tejeda, oficial de informação pública e assistente administrativo executivo do departamento.

Oficiais e protetores de animais encontraram 36 gatos dentro ou ao redor da casa de Ashley Burrell, 5 dos quais já falecidos, disseram testemunhas. Os gatos “mostraram sinais de abandono” e foram removidos pelo Controle de Animais, disse a polícia.

Burrell, 37, foi acusada de contravenção em “deveres de proprietário de animais”, disse a polícia.

As autoridades não puderam compartilhar detalhes específicos sobre a investigação “já que se trata de um assunto criminal em andamento”, disse Tejeda em comunicado. “No entanto, queremos assegurar ao público que o bem-estar animal é a nossa principal prioridade. Estamos empenhados em investigar exaustivamente todas as alegações de crueldade e tomar as medidas adequadas para garantir a segurança e o bem-estar dos animais dentro da nossa jurisdição.”

Controle e Cuidado Animal resgatou mais de duas dúzias de gatos de uma casa em Auburn Gresham na terça-feira dia 02. Crédito: Erica Roewade/Facebook
Controle e Cuidado Animal resgatou mais de duas dúzias de gatos de uma casa em Auburn Gresham na terça-feira dia 02. Crédito: Erica Roewade/Facebook

A notícia do resgate dos felinos se espalhou rapidamente depois que Erica Roewade, cofundadora e diretora de divulgação da Cats In Action, postou vídeos e fotos no Facebook de resgatadores de animais e policiais levando gatos para fora de casa.

Cats In Action é um grupo local sem fins lucrativos de divulgação e defesa de gatos que vivem ao ar livre, fundado por Roewade e Elizabeth “Liz” Houtz, que também atua como diretora do programa.

“A casa estava em condições precárias e deploráveis, com lixo e fezes de animais por toda parte”, escreveu Roewade em seu post no Facebook. “Os gatos viviam nas paredes, e o mau cheiro e a contaminação eram tão terríveis que os agentes do Controle de Animais foram vistos entrando na casa com trajes brancos de proteção.”

Roewade disse que as autoridades lhe disseram que também retiraram três cães da propriedade.

Nos últimos 13 anos, Roewade e Houtz documentaram 82 casos de acumulação de animais na área de Chicago e ajudaram em mais de 25 projetos para reabilitar, examinar e colocar gatos em um lar seguro.

Roewade está “de olho” em Burrell e em sua organização, Nikki’s Ferals, há quase quatro anos, disse ela ao Block Club.

A Nikki’s Ferals fornece comida, abrigo e cuidados veterinários às colônias de gatos, de acordo com sua página no Facebook. Burrell está listado como diretora. Uma pesquisa por Nikki’s Ferals no banco de dados da Organização Isenta de Impostos da Receita Federal encontrou a organização sem fins lucrativos listada em um endereço postal de South Shore. Os registros do IRS mostram que Nikki’s Ferals recebeu pela última vez uma carta de aprovação para status de isenção de impostos em 2022.

Burrell não foi encontrada para comentar o assunto na quarta-feira dia 03. Ninguém respondeu às mensagens deixadas na página Nikki’s Ferals no Facebook, e o número de telefone listado parecia estar desconectado. Outras pessoas listadas como tendo o mesmo endereço da Avenida Hermitage disseram ao Block Club que não conheciam Burrell.

O interior da casa de Ashley Burrell em Auburn Gresham. Crédito: Fornecido/Liz Houtz
O interior da casa de Ashley Burrell em Auburn Gresham. Crédito: Fornecido/Liz Houtz

Durante anos, Roewade e Houtz receberam inúmeras reclamações e ouviram “histórias malucas” sobre fraude, questões de segurança, roubo de gatos e outras práticas antiéticas na organização sem fins lucrativos de Burrell, disse Roewade.

Burrell frequentemente solicitava doações e patrocinadores para gatos e seus cuidados veterinários por meio de suas contas no Facebook, disse Houtz.

Roewade e Houtz disseram que não conseguiram persuadir o Departamento de Agricultura de Illinois, o Departamento de Edifícios da cidade ou a polícia a investigar Nikki’s Ferals. Os dois rastrearam o dono da casa em Auburn Gresham e conectaram essa pessoa – “uma amante dos animais” – com a gerente de operações do Animal Control, Angela Rayburn, para investigar as reclamações, disseram Roewade e Houtz.

“É frustrante trabalhar com os serviços municipais, mas o Controle de Animais tem sido apoiado ao extremo”, disse Houtz. “Eles fizeram todos os esforços para resolver isso o mais rápido possível.”

Não ficou imediatamente claro quem é o proprietário. Os registros do imposto sobre a propriedade mostram que a casa está conectada à South West Houses, LLC, com sede em North Center.

A acumulação de animais é mais comum do que as pessoas pensam, disse Houtz.

Cerca de 25% dos resgates e abrigos de animais são situações de acumulação, de acordo com um estudo de 2016 da Universidade Estadual de Portland. A taxa de reincidência para acumuladores de animais é de quase 100%, de acordo com o Animal Legal Defense Fund.

Roewade e Houtz disseram esperar que Burrell enfrente acusações mais severas para evitar que ela acumule e machuque animais novamente.

A cidade também precisa de melhores políticas para evitar o acúmulo de animais e de uma força-tarefa policial dedicada para investigar as denúncias e “eliminar o sofrimento dos animais”, disse Roewade.

“Acumular não significa um número”, disse Roewade. “Isso significa qualidade de atendimento e capacidade de cuidar.”

As pessoas podem ajudar os animais resgatados entrando em contato com os abrigos locais ou com o Homeward Bound Animal Placement Program e adotando um animal de estimação deles agora, disse Houtz.

Após avaliações de saúde, os animais da casa de Burrell irão para abrigos. A adoção “ajuda na capacidade do Controle Animal”, disse Houtz.

As pessoas também deveriam pesquisar as organizações antes de doar fundos ou desistir de cuidar de animais de rua, disse Houtz.

“Se você tem um mau pressentimento sobre alguma coisa, provavelmente não é o único e provavelmente está certo”, disse Houtz.

Por Atavia Reed / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Block Club Chicago

Protetor não é acumulador: cuidado com essa construção especista!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.