Nasce a Federação Nacional das Associações de Advogados pelos direitos dos animais na Espanha

Nasce a Federação Nacional das Associações de Advogados pelos direitos dos animais na Espanha
Nasce a Federação Nacional das Associações de Advogados pelos direitos dos animais / M. G.

Na sequência das últimas reformas legislativas em matéria de proteção animal, que “longe de representar um progresso, representa um grande retrocesso nos direitos dos animais”, nasceu a Federação ECOS, nacional, independente e constituída por um grupo representativo de Associações de Advogados especializados em direito animal e legislação ambiental, conforme relatado em um comunicado.

A Federação ECOS, cuja criação foi acordada em janeiro para atuar em todo o território espanhol, tem como sócios fundadores as Associações Apadevi, Damac Juristas, Humanicemos e Red Cabama. A Presidência é exercida pela Advogada María Girona, cabendo às restantes Associações os diferentes cargos no Conselho de Administração.

O principal objetivo da Federação é contribuir para a proteção eficaz dos animais em situações de vulnerabilidade ou risco à sua vida ou integridade, tanto física como psicológica; e proteção abrangente do meio ambiente em qualquer área.

Os objetivos específicos incluem aspectos como a promoção de alterações regulatórias e legislativas destinadas a avançar em direção a maiores garantias de proteção dos animais e do meio ambiente; denunciar publicamente e através dos procedimentos legais estabelecidos, o abuso de animais e o incumprimento da legislação em vigor sobre animais e exigir que as administrações competentes monitorizem e controlem o referido cumprimento por parte de indivíduos, entidades e da própria administração.

Da mesma forma, quando o direito violado estiver relacionado ao meio ambiente em qualquer área; constituir-se como parte interessada, ação popular ou privada etc. perante qualquer órgão judicial ou administrativo nacional ou europeu, quando por ação ou omissão os direitos que afetam os animais e/ou o ambiente são diminuídos, colocados em risco, violados, atacados, etc. Também denunciar e comparecer em processos por prevaricação quando a resolução expressa ou suposta afetar direta ou indiretamente os animais e/ou o meio ambiente, entre outros. Uma jornada árdua que somente com o trabalho de grandes profissionais entendemos que podemos alcançar.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Diário de Sevilha

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.