‘Nem arte, nem cultura’: centenas em protestos em Madri contra as touradas

‘Nem arte, nem cultura’: centenas em protestos em Madri contra as touradas
Pessoas protestam contra touradas do lado de fora da praça de touros Las Ventas, em Madri.

Centenas de pessoas se reuniram em frente à praça de touros Las Ventas, em Madri, no último dia 18, para o comício “Missão de Abolição” em protesto contra as touradas na Espanha.

O protesto, organizado pelo partido político dos direitos dos animais PACMA, movimentou-se pelas ruas da capital espanhola com uma multidão que acenava lenços verdes e cantava refrões, como “Tortura não é arte nem cultura” e “Pare com a tortura, isto não é cultura”.

A tourada é uma tradição emblemática para a Espanha, mas que tem perdido amplamente o consenso entre o público. Uma pesquisa da Electomania de 2020 constatou que apenas 18,6% dos entrevistados queriam manter a tradição.

Entretanto, apesar de 46,7% apoiarem a proibição legal das touradas, 34,7% disseram que, embora não apoiassem as touradas, também não aprovariam a proibição.

O debate em torno das touradas na Espanha tem sido muito controverso há pelo menos duas décadas.

Em 2010, o governo da Catalunha tentou proibir as touradas na região, mas o governo espanhol anulou a decisão em 2016, quando o tribunal constitucional espanhol determinou que as touradas faziam parte do patrimônio cultural da Espanha e deveriam ser protegidas como tal.

Em 2020, o lobby da tourada espanhola solicitou que a prática fosse reconhecida pela UNESCO como um “patrimônio cultural com necessidade urgente de proteção”, mas a organização rejeitou o pedido.

Os ativistas dos direitos dos animais celebraram essa decisão.

Pessoas protestam contra touradas do lado de fora da praça de touros Las Ventas, em Madri.
Pessoas protestam contra touradas do lado de fora da praça de touros Las Ventas, em Madri.

“É uma verdadeira aberração, e acho incrível que no século 21 e no ano em que estamos, tudo isso continue a ser promovido, e com dinheiro público, quando se sabe que há uma porcentagem maior de pessoas contra as touradas do que a favor hoje em dia”, disse a manifestante Natalia Rodríguez aos repórteres da AFP no último dia 18.

“A cultura tem muitas coisas boas, todas elas, mas é claro que touradas, matar, para mim não é arte. É matar, é assassinato, é tortura, e isso não é arte de forma alguma”, disse a manifestante Olga Feito.

Pessoas seguram cartazes pedindo a abolição das touradas na Espanha.
Pessoas seguram cartazes pedindo a abolição das touradas na Espanha.

As regulamentações em torno dos direitos dos animais na Espanha também apresentam lacunas.

“Não existe uma lei-quadro nacional que regulamente a proteção e o bem-estar dos animais, mas em todas as regiões autônomas, em todas as regras locais que regulamentam o bem-estar e os direitos dos animais, as touradas são excluídas”, explicou Cristina García, advogada especializada em direito animal e membro do PACMA.

“Em outras palavras, a sensibilidade dos animais e sua capacidade de sofrer é reconhecida, mas ao mesmo tempo se faz esta exclusão. Isto é uma contradição absoluta, não faz sentido nenhum”.

Os manifestantes pediram a abolição de uma prática que chamaram de “uma atividade sangrenta que denigre a imagem de nosso país”.

Por Giulia Carbonaro / Traduzido por Ana Carolina Figueiredo

Fonte: CGTN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.