ONG quer construir Hospital Popular Veterinário no Rio; saiba como ajudar

ONG quer construir Hospital Popular Veterinário no Rio; saiba como ajudar
Paraíso dos Focinhos. Cachorro recebendo atendimento de voluntária da ONG

A ONG Paraíso dos Focinhos trabalha há 12 anos com o resgate de animais vítimas de abandono e maus-tratos. Localizada na cidade do Rio de Janeiro a organização conta com doações para oferecer abrigo e todos os cuidados necessários para animais de rua e também pets de famílias que não tenham condições de arcar com os custos médicos, como os da castração.

Para suprir a alta demanda de animais carentes, o Paraíso dos Focinho tem o objetivo de construir um Hospital Popular Veterinário que oferecerá 50% de todos os atendimentos totalmente gratuitos e 50% a preço popular.

Para a construção do local foi aberto um financiamento coletivo que tem como meta arrecadar R$ 200 mil. O doador, além de ajudar a garantir os cuidados com a saúde de centenas de animais carentes, ainda pode levar prêmios oferecidos pela ONG. Para doar, basta clicar aqui!

Em um sítio abandonado

A Paraíso dos Focinhos teve início quando a jornalista Hanri Soares e uma amiga foram até um sítio abandonado onde haviam 50 cachorros e 30 gatos em condições precárias, sem divisórias e passando fome, sede e necessitando de cuidados médicos.

“Eles eram tratados por protetores que não tinham estrutura, após serem retirados de uma acumuladora e colocados nesse sítio”, conta Hanri, presidente da ONG, ao Canal do Pet. “Nós fomos até lá, vimos a necessidade e começamos a nos movimentar para que acontecesse a ONG, que foi crescendo, deixando de ser apenas um sítio abandonado para se tornar o que é hoje”.

Uma clínica móvel

Paraíso dos Focinhos. Ônibus adaptado com equipamentos cirúrgicos para castrações gratuitas de animais carentes
Paraíso dos Focinhos. Ônibus adaptado com equipamentos cirúrgicos para castrações gratuitas de animais carentes

O Hospital Popular Veterinário tem como objetivo expandir o que atualmente é oferecido desde 2018 por meio do chamado “Castramóvel”, um ônibus totalmente adaptado para oferecer serviço de castração totalmente gratuito para famílias de baixa renda e animais de rua.

“Nós fazemos um cadastro e vamos até uma determinada região com dois veterinários, dois assistentes, o motorista (do ônibus) e alguns voluntários que fazem todos os atendimentos iniciais como a pesagem do animal, a verificação dos dados dos tutores. Confirmado que os animais estão em condições clínicas adequadas, eles já saem de lá castrados e com todos os medicamentos e roupinha cirúrgica”, explica a presidente da ONG.

Ao animal é dado um antibiótico de longa duração e remédios para dor, especialmente por muitos se tratarem de animais de protetores, de rua e famílias que não têm condições de pagar pelos medicamentos. São atendidos cerca de 50 animais por dia, parte dos medicamentos são doados por uma instituição privada, no entanto a maior parte é arcada pela Paraíso dos Focinhos, com o apoio das doações.

O projeto e financiamento para o Hospital Popular

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Paraíso dos Focinhos (@ongparaisodosfocinhos)

A campanha de financiamento tem até 19 de junho para arrecadar toda a verba necessária para a fundação do hospital veterinário. Porém, o público não se mostrou muito engajado para a colaboração.

“Nós já percebemos que algumas campanhas andam bem, mas outras, considerando o objetivo, não vão tão bem assim”, diz Hanri. “As campanhas precisam muito de impulsionamento e nós estamos passando por uma fase difícil na ONG, então não tivemos como impulsionar nas mídias sociais”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Paraíso dos Focinhos (@ongparaisodosfocinhos)

A jornalista acredita que o momento econômico do país é um grande fator prejudicial, já que muitas pessoas estão sem condições para colaborar. “Nós acreditamos que, como a ONG já tem uma estrutura de atendimento como o ‘Castramóvel’ e o apoio de uma clínica parceira, as pessoas também não se animaram muito em fazer um hospital gratuito popular”, lamenta.

Outro fator aliado ao aparente desinteresse público, segundo Hanri, é que muitas pessoas acreditam que já exista muitas ações voltadas para animais, o que não é verdade. “A Fazenda Modelo é o único órgão público que ajuda e não faz absolutamente nada pelos animais”, diz.

A triagem para o atendimento

Tendo como objetivo oferecer atendimentos gratuitos ou a preços populares, a triagem será feita pela comprovação da não possibilidade de pagamento.

“Nós vamos entender um pouco a vida financeira do paciente – do tutor. Vamos pedir contracheque, entender como a pessoa vive, as condições e locais que ela vive em comunidade, se ela vive na Avenida do Pepê. Vamos fazer uma ficha para avaliar se existe mesmo a necessidade de atendimento gratuito, para não ter risco de tirar a oportunidade de quem realmente precisa”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Paraíso dos Focinhos (@ongparaisodosfocinhos)

Rostos conhecidos

O Paraíso dos Focinhos tem como madrinha a atriz Paolla Oliveira e, como padrinho, o ator e comediante Marcelo Adnet.

“A Paolla é apaixonada pelos animais, ela é enlouquecida por eles e faz muito por muitos protetores, não só pelo Paraíso dos Focinhos, mas ela é a nossa madrinha”, conta Soares.

A atriz procurou pela ONG no passado pedindo ajuda para resgatar gatos que estavam em sofrimento em um local insalubre. “Ela nos ofereceu a imagem dela gratuitamente para nos ajudar por amar a causa. Ela é uma pessoa que faz muito e tem um coração gigantesco, nos pediu ajuda porque se comoveu com os gatos e sabia que nós tínhamos um espaço para recebe-los e ficariam bem conosco. Ao mesmo tempo, ela se sentiu na obrigação de ajudar da forma mais poderosa, que é a imagem dela junto à ONG”, continua.

Marcelo Adnet foi até a ONG para adotar um animal de estimação e se encantou pelo trabalho, também se oferecendo para ajudar e ser o padrinho. “É claro que nós aceitamos porque ele é um querido. Ele e a esposa (Patrícia Cardoso) nos ajudam bastante”, pontua.

O trabalho do Paraíso dos Focinhos pode ser acompanhado pelas redes sociais como Instagram e Facebook, pelo canal no YouTube e pelo site oficial. Para colaborar com o Hospital Popular Veterinário e ajudar milhares de animais carentes, doe qualquer valor pela campanha que recebe o apoio do iG Causas.

Marcelo Adnet anuncia campanha de inverno realizada pela ONG em junho de 2021.

Por Renan Tafarel

Fonte: iG

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.