Polémica no Cartaxo em Portugal. Mesa da Tortura e Foot Vaca enfurecem defensores de animais

Polémica no Cartaxo em Portugal. Mesa da Tortura e Foot Vaca enfurecem defensores de animais
Largada noturna.

A noite de São João já passou, mas a polémica não. E isto devido a eventos promovidos pela Câmara Municipal do Cartaxo em que se recorreu a bezerros para entretenimento da população.

“Na Praça de Touros do Cartaxo, a noite de São João foi vivida em grande reboliço. Mesa da Tortura e Foot Vaca levaram à arena muitas pessoas corajosas, daquelas pessoas que não arredam pé, nem que a “vaca tussa”… A largada contou com muito público – quer a participar, quer a assistir”, escreveu o município ribatejano na legenda de um vídeo publicado na sua página de Facebook no passado sábado, 24 de junho, acrescentando que as Festas da Cidade tinham ainda programadas mais duas largadas.

Por entre os comentários a elogiar os eventos, muitos deles são de ferozes críticas ao uso de animais para diversão das pessoas. “Otários a ver otários”, “Cambada de retardados” e “Para os animais da rua não há dinheiro, para tortura já há” são algumas das reações.

Outras críticas levaram respostas menos próprias. Ao comentário “Evoluam e deixem os animais em paz”, feito por uma seguidora, alguém respondeu “Estás com um gorro de pintelhos de gafanhoto e ainda vens dar bitates?”, numa alusão à sua fotografia de perfil.

Cartaxo sob os olhares atentos da causa animal

Muitas outras pessoas que não gostam de touradas nem do recurso a animais para qualquer tipo de entretenimento não têm arredado pé do post, fazendo valer o que pensam. “Aquela estupidez arcaica de quem ainda não evoluiu. Quando tourearem pessoas que por livre e espontânea vontade vão para ali serem massacradas terão mais sucesso. Agora colocar um touro que não quer estar ali a fazer essa palhaçada de boçais… Isso de diversão não tem nada. É só psicopatia”, escreve uma defensora da causa animal. “Foi uma grande pouca vergonha. E o município ainda devia ter mais vergonha em apoiar isto. Não evoluam que não é preciso”, diz outro comentário.

Para outros, este “espetáculo” nada teve de errado, com muitos não aficionados a dizerem que está tudo certo se o animal não sair magoado. “Até que enfim que vejo uma brincadeira bonita, sem haver tortura para o animal”, sublinha um seguidor da página.

Esta não é a primeira vez que touradas ou eventos envolvendo bezerros ou bovinos adultos são alvo de duras críticas. Foi o caso, no verão passado, de uma “tourada cómica” com anões agendada na Benedita, e também de uma tourada prevista para Vila do Conde (e que não se realizou). Mais recentemente, já este mês, ativistas estrangeiros invadiram a praça de touros em Santarém, enquanto decorria uma tourada, como forma de protesto contra o evento.

No Cartaxo, a polémica prossegue e o post da câmara municipal continua a ser alvo de muitas partilhas e observações. Percorra a galeria para ver algumas fotos – publicadas pelo município – destes eventos do fim de semana. que incluíram a chamada Mesa da Tortura, o Foot Vaca, uma largada e uma corrida de touros.

Por Alexandra Ferreira

Fonte: Pit / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.