Polícia Ambiental apreende 11 aves silvestres em cativeiro no Poiares, em Caraguatatuba, SP

Polícia Ambiental apreende 11 aves silvestres em cativeiro no Poiares, em Caraguatatuba, SP
Gaiolas com as aves silvestres que estavam em cativeiro (Foto:Divulgação/PA)

A Polícia Ambiental de Caraguatatuba apreendeu 11 aves silvestres em um cativeiro localizado no bairro Poiares, região central da cidade. O acusado vai responder por crime ambiental e foi multado em R$ 5,5 mil.

Após atender denúncia anônima de aves em cativeiro, os policiais foram à residência de K.B.S.  e localizaram oito canário-da-terra-verdadeiro, um coleirinho, um sabiá laranjeira e um sabiá coleira. De acordo com a polícia, todos estavam sem sinais de maus tratos e com os recipientes com alimentação e água.

Embora com todos os cuidados, o proprietário disse que não possuía autorização dos órgãos competentes para criação amadora de passeriformes.

Policiais ambientais recolhem gaiolas com as aves que estavam em cativeiro (Foto:Divulgação/PA)

Diante da situação, foi registrado o Auto de Infração Ambiental com base no artigo 25 parágrafo 3º inciso III da Resolução SMA 048/2014, “por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre”, com multa de R$ 5,5 mil.

K.B.S. também responderá criminalmente com base no parágrafo 1º, inciso III do artigo 29 da Lei 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais, que rege sobre matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

O parágrafo 1º, inciso III define que incorre nas mesmas penas quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

As aves silvestres foram resgatadas e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Fundação Animalia para readaptação e posterior soltura em seu habitat.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200.

Por Mara Cirino

Fonte: Nova Imprensa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.