Polícia ambiental apreende mais de 30 curiós que eram mantidos em gaiolas na grande área do Santarenzinho, PA

Polícia ambiental apreende mais de 30 curiós que eram mantidos em gaiolas na grande área do Santarenzinho, PA
Trinta e três pássaros curió foram aprendidos pela polícia ambiental em um residência — Foto: Eder Rabelo/ TV Tapajós

Um homem foi conduzido a 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará, na tarde desta segunda-feira (23) suspeito de crime ambiental. Com ele foram apreendidos aproximadamente 33 pássaros mantidos em gaiolas. A apreensão aconteceu na rua Angelim com a nova Moaçara, na Grande área do Santarenzinho.

De acordo com o 3º Sgto Marcio Santos, o local fica localizado em uma área de igapó e de difícil acesso. O suspeito começou a ser monitorado pela PM após receber denúncias dando conta de que ele comercializava pássaros da espécie curió.

O denunciante informou à polícia que o suspeito tinha em casa 66 gaiolas com esse tipo de animais, mas apenas 33 estavam em posse do suspeito no momento da abordagem. Outros foram apreendidos com pessoas que estavam no local e resolveram entregar os pássaros para os militares, totalizando 37 gaiolas com curiós.

Na delegacia, o suspeito identificado como Francisco das Chagas, não apresentou licenças dos órgãos ambientais para ter esse tipo de animal em casa. Ele foi ouvido pelo delegado de plantão e em seguida foi liberado.

Segundo a polícia, o suspeito pode responder pelos crimes de comercialização ilegal de animais silvestres e maus-tratos.

Francisco das Chagas foi conduzido à delegacia após ser flagrado com 33 pássaros silvestres curió — Foto: Eder Rabelo/TV Tapajós
Francisco das Chagas foi conduzido à delegacia após ser flagrado com 33 pássaros silvestres curió — Foto: Eder Rabelo/TV Tapajós

Francisco das Chagas alegou que não tem licença por conta da burocracia dos órgãos ambientais. De acordo com a polícia, existe forma legal para criar esses animais em casa, mas apenas para fins esportivos. Comercializar ou criar em grande quantidade é proibido. Quem for flagrado com animais silvestres em casa pode pagar uma multa de cerca de R$ 5 mil.

O 3º Sgto Márcio Santos informou que os curiós são pássaros muito cobiçados por conta do lindo canto, e quanto mais velho é o animal melhor a performance, e por isso pode ser mais caro no mercado negro.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.