Polícia Científica de Goiás terá Instituto Médico Veterinário do Brasil

Polícia Científica de Goiás terá Instituto Médico Veterinário do Brasil
Diretores da PC comentaram lançamento ao lado do governador Ronaldo Caiado | Foto: Secom

A Polícia Técnico-Científica de Goiás está prestes a inaugurar o primeiro Instituto Médico Legal Veterinário do país. Segundo o superintendente Ricardo Matos, a unidade será dedicada às perícias médico-legais veterinárias relacionadas a maus tratos, principalmente em animais domésticos. O diretor também confirmou que a unidade será inaugurada em breve.

“As instalações já estão em fase final de construção, acreditamos que em 2 ou 3 semanas possamos apresentar a unidade que atuará contra a repressão de crimes contra animais”, disse Matos, em entrevista para o Jornal Opção. Ele também confirmou que o novo instituto ficará entre os prédios do Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues.

O superintendente também destacou que a organização não ficará apenas responsável por animais domésticos de pequenos, mas também os de grande porte, como cavalos. Fora outras investigações que envolvam conhecimento médico veterinário, como ataques à humanos. Entretanto, no caso dos silvestres, a responsabilidade continuará com o Laboratório de Perícias Ambientais.

Novos equipamentos

Além da inauguração do Instituto Médico Legal Veterinário, a Polícia Técnico-Científica também terá um novo equipamento de tomografia computadorizada. O aparato será utilizado no IML de Goiânia, a maior unidade estado.

“Essa ferramenta, disponível apenas em outros três estados, permitirá a detecção e registro de lesões com muito mais precisão e eficiência do que é possível atualmente”, destacou o superintendente. “Com essa iniciativa, Goiás se tornará o quarto estado brasileiro a operar essa tecnologia, ampliando a capacidade de atendimento à população”, completou.

Por Fabrício Vera

Fonte: Jornal Opção


Nota do Olhar Animal: Diferente do que está dito na matéria, em outubro de 2021 foi divulgada abertura do primeiro instituto médico legal veterinário em Belo Horizonte, MG, como indicado na matéria abaixo.

Primeiro Instituto Médico Veterinário Legal será inaugurado em Belo Horizonte nesta sexta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.