Polícia Civil fiscaliza locais de maus-tratos contra animais domésticos em Osório, RS

Polícia Civil fiscaliza locais de maus-tratos contra animais domésticos em Osório, RS

Na tarde desta sexta-feira (09/02), agentes da Polícia Civil da delegacia de Osório, em parceria com um médico veterinário do canil municipal, conduziram uma fiscalização em locais suspeitos de praticarem crimes de maus-tratos contra animais domésticos na região.

O delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelos expedientes da delegacia de Osório, destacou que, desde a criação do cartório ‘Amigo dos Animais’, diversas diligências fiscalizatórias e inspeções estão sendo realizadas com maior frequência. O objetivo é inibir e reprimir a prática abusiva de maus-tratos contra animais domésticos em Osório. Na ação, que contou com o apoio de um veterinário do canil local, três locais foram fiscalizados. Um cão doméstico, em situação de maus-tratos, foi recolhido após avaliação preliminar do médico veterinário. O tutor do animal, embora não localizado na ocasião, já foi identificado e será interrogado, podendo ser indiciado por crime ambiental.

O delegado Gomes ressaltou que a Lei 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, com penas que podem chegar a 5 anos de reclusão. Ele enfatizou a importância do apoio e das denúncias da comunidade para combater as infrações penais locais.

Novas ações de fiscalização serão realizadas, e a comunidade pode denunciar por meio do contato 51.999.120.456 (WhatsApp). Denuncie, sigilo da fonte.

Por José Souza

Fonte: Terra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.