Polícia Civil investiga aplicação de remédio vencido em animais no Canil de Santa Isabel, SP

Polícia Civil investiga aplicação de remédio vencido em animais no Canil de Santa Isabel, SP
Remédio vencido em 2016 ainda estava no canil de Santa Isabel. — Foto: Marisa Pereira Teixeira/Arquivo Pessoal

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (30) que investiga a denúncia de que o Canil Municipal de Santa Isabel estava aplicando medicamentos vencidos nos animais. A situação foi denunciada por um vereador da cidade, depois que foi até o local fazer uma vistoria. Segundo ele, o trabalho foi feito após diversas reclamações do serviço prestado.

A Prefeitura informou que solicitou a readequação do espaço em acordo às normas sanitárias e a interdição do local para os próximos dias.

O parlamentar Gabriel Bendito da Silva, o Gabriel da Água, convidou uma veterinária e protetora dos animais para verificar a situação. “Lá tinha medicamento vencido desde 2016, 2017, 2018. Eram diversos tipos e nenhum deles dentro da validade”, conta.

Ainda segundo o vereador, havia uma orientação no painel para os funcionários lavarem as seringas para que fossem reutilizadas. “A gente flagrou as seringas já utilizadas guardadas dentro da geladeira”, afirma Gabriel.

Seringas foram encontradas armazenadas dentro de geladeira do canil, após terem sido utilizadas. — Foto: Renata Kempnski/Jornal Bom Dia
Seringas foram encontradas armazenadas dentro de geladeira do canil, após terem sido utilizadas. — Foto: Renata Kempnski/Jornal Bom Dia

A visita ocorreu durante a manhã de terça-feira (29). À tarde, após denunciar a situação, a Polícia Civil e a agentes da Promotoria foram até o local e a metade dos medicamentos já tinha sido retirada de lá e escondida dentro de uma kombi, onde estava armazenada a ração, segundo o vereador.

“Quando a gente retornou à tarde, flagramos os medicamentos sendo aplicados nos animais, mesmo vencidos”, disse.

Todo o material foi apreendido e o caso foi registrado como crime ambiental com a natureza de praticar ato de abuso a animais.

“Agora vamos cobrar, via Câmara, esclarecimentos à Prefeitura, que pediu oito dias para deixar o canil funcionando com tudo certo. Por enquanto, ele fica fechado”, explicou o vereador.

Segundo a Prefeitura, a Prefeita Fábia Porto esteve no Canil na última quarta-feira (31), acompanhando o levantamento das condições do local e determinou algumas medidas, entre elas: readequação do espaço em acordo às normas sanitárias e interdição para os próximos dias.

A Prefeitura informou que durante o período de adequação, serão implantados protocolos, normas, rotinas para uso de medicações e outros insumos destinados aos animais. Os tratamentos e cuidados especiais com os animais em observação continuarão normalmente.

Ainda segundo a administração municipal, todos os funcionários que prestam serviço no Canil Municipal passarão por treinamentos e serão readequados os protocolos para uso de medicamentos. Novas estratégias serão traçadas para atender as necessidades do local e melhor acomodar os animais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.