Polícia Federal deflagra Operação Onça Viva na Baía da Ilha Grande, RJ

Polícia Federal deflagra Operação Onça Viva na Baía da Ilha Grande, RJ
Foto: divulgação

Hoje, dia 11, a Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BAC), deflagrou a Operação Onça Viva para intensificar o enfrentamento aos crimes ambientais e outros ilícitos na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis.

Segundo a PF, a ação foi motivada por uma denúncia anônima encaminhada ao IBAMA, através da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Fala.BR, a qual relata o avistamento de uma onça-parda que estaria atacando animais domésticos na Enseada do Sítio Forte, localizada na Ilha Grande. Além disso, a denúncia também informa que um grupo de caçadores estaria se preparando para abater o referido animal silvestre.

“A operação buscou confirmar com mais detalhes as informações relatadas, identificar possíveis acampamentos de caça e dar início a outras ações decorrentes que se mostrassem necessárias, inclusive com apoio de outras instituições de pesquisa interessadas na conservação e no monitoramento da onça-parda em questão. Durante as diligências, as equipes encontraram um acampamento e apreenderam materiais utilizados para caça de animais silvestres”, explicou por meio de nota a PF.

A equipe disse ainda que a deflagração da Operação Onça Viva ocorre em um contexto de intensificação das ações voltadas para a repressão às infrações de caráter ambiental na Baía da Ilha Grande, em especial a prática da caça ilegal. Esse cenário também envolve esforços para conscientizar a população acerca da convivência harmônica com os animais e de atividades referentes ao uso das áreas de proteção ambiental.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.