Polícia Militar apreende tracajás, redes e armas em operação ambiental no rio Guaporé, em RO

Polícia Militar apreende tracajás, redes e armas em operação ambiental no rio Guaporé, em RO

Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental, denominada Protetor das Fronteiras e dos Biomas, resultou na apreensão de duas armas de fogo, quatro redes de pesca e oito tracajás, no rio Guaporé, município de Costa Marques, na última sexta-feira (26).

A operação tinha como objetivo o patrulhamento fluvial e a fiscalização das atividades de pesca e caça na região. Durante a ação, os policiais abordaram uma canoa de madeira, com quatro indígenas da Aldeia Ricardo Franco, que transportavam redes de pesca do tipo malhadeiras, proibidas para a categoria amador.

Ao seguir a canoa rio abaixo, os policiais encontraram outra embarcação, do tipo Santarém, onde estavam escondidas duas espingardas, de calibre .16 e .20, e oito tracajás vivos, entre o casco e o assoalho. Os animais são da fauna silvestre e estão protegidos pela legislação ambiental.

Diante dos fatos, os policiais apreenderam as armas, as redes, as embarcações e os motores de popa, e liberaram os tracajás no próprio rio, em uma praia. Os indígenas foram conduzidos à delegacia de Costa Marques, onde foram autuados por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, pesca predatória e caça ilegal de animais silvestres, com base nas leis federais e estaduais vigentes.

Fonte: News Rondônia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.