Prisão de organizadores de rinhas de galo em Monterey é um passo importante para erradicar o tráfico de aves ‘de briga’ nos EUA

Prisão de organizadores de rinhas de galo em Monterey é um passo importante para erradicar o tráfico de aves ‘de briga’ nos EUA

A Animal Wellness Action reagiu à notícia de que os deputados do xerife do condado de Monterey, nos EUA, descobriram o que parece ser um criadouro em grande escala de 350 aves para brigas de galos. Um homem de Salinas está enfrentando acusações de briga de galos.

“O condado de Monterey tem um histórico de brigas de galos ilegais e desenfreadas, e é exatamente por isso que esta interdição por parte do Gabinete do Xerife do Condado de Monterey é tão importante”, disse Wayne Pacelle, presidente da Animal Wellness Action. “A briga de galos é um crime de crueldade contra os animais ligado ao tráfico de narcóticos e à violência humana, e o tráfico de animais de briga está entrelaçado com a propagação de doenças aviárias mortais e deveria ser uma prioridade do condado eliminá-la.”

A descoberta de 350 pássaros veio de informação de briga de galos seguida por policiais cumprindo um mandado de busca no bloco 600 da San Juan Grade Road, ao norte de Salinas. As autoridades encontraram evidências de criação e treinamento de galos para lutas ilegais.

A Califórnia proibiu a briga de galos em 1905, mas ela persiste como a forma ilegal de crueldade animal mais difundida no estado. Há brigas em toda a Califórnia, mas há também uma indústria de criação de brigas de galos perturbadoramente difundida, onde os brigadores de galos mantêm galos amarrados ou em gaiolas e “criam” as aves para brigas de galo no estado ou para transporte para outros estados, territórios e nações. Um relatório de 2019 do Grande Júri Civil do Condado de Monterey determinou que havia até 1.000 operações de briga de galos em fundo de quintal só no condado de Monterey”.

O município é um dos 20 do estado com restrições à manutenção de grande número de galos. Há dois meses, o condado de Santa Bárbara adicionou à sua lista de jurisdições da Califórnia este tipo de lei local anti-briga de galos.

A Lei de Combate aos Jogos Desumanos e ao Tráfico de Animais de Alto Risco (FIGHT) é um projeto de lei federal com apoio bipartidário que dará às autoridades policiais melhores ferramentas de aplicação da lei e leis mais fortes. A Lei FIGHT os cumpre, ao proibir jogos de azar on-line em brigas de cães e de galos; proibir o envio de galos lutadores adultos através do correio dos EUA, fortalecendo a autoridade de confisco para arenas de combate e propriedades usadas para conduzir essas atividades cruéis; e permitir direitos privados de ação contra lutadores de cães e brigadores de galos na ausência da aplicação da lei federal.

O Ato Fight tem 500 endossantes, incluindo a American Gaming Association, a National District Attorneys Association, a Small and Rural Law Enforcement Executive Association, a United Egg Producers, associações estaduais de aves (por exemplo, Indiana e Ohio) e associações de xerifes estaduais (por exemplo, Flórida, Indiana, Iowa, Kansas, Michigan, Ohio e Pensilvânia).

A Animal Wellness Action incentiva todos os legisladores federais da Califórnia a co-patrocinar a Lei FIGHT. A lista de legisladores da Califórnia que são co-patrocinadores pode ser encontrada aqui.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Animal Wellness Action

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.