Projeto Relix, de coleta de materiais recicláveis sem tração animal, é proposto na Câmara de Uberaba, MG

Implantar o projeto Relix em Uberaba é o intuito do vereador Ronaldo Amâncio (PTB), que elaborou documento endereçado ao prefeito Paulo Piau, solicitando-lhe determinar o setor competente a criar tal projeto.

Segundo Ronaldo, a proposta incentiva a conscientização da correta destinação do lixo, da reciclagem e evita maus-tratos aos cavalos usados em carroças. “O projeto é importante porque está relacionado à sustentabilidade no município e no planeta, onde catadores de entulho usariam bicicletas de carga (chamadas de ciclolix), que ajudariam no trabalho diário por toda a cidade e, principalmente, evitariam assim o uso de carroças”, explicou.

Relix. O Relix propõe um conjunto de ações de educação e arte para a sustentabilidade. Desde 2014, já doou mais de 200 ciclolix a associações e cooperativas de catadores de resíduos recicláveis em Pernambuco, Alagoas e Paraíba. “As ecobicicletas coletoras têm capacidade para até 450kg e são sinalizadas e adaptadas para atender com mais segurança e dignidade às necessidades dos trabalhadores. Além de proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos catadores, a ciclolix também incentiva a retirada de carroceiros humanos, de cavalos e de burros das ruas”, segundo site do projeto.

Fonte: JM Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.