Retrocesso: por motivos comerciais, Reino Unido volta a testar produtos de beleza em animais após 25 anos de proibição

Retrocesso: por motivos comerciais, Reino Unido volta a testar produtos de beleza em animais após 25 anos de proibição
Marcas de produtos de beleza e cosméticos, incluindo Unilever, Body Shop e Boots, criticam aprovação( D.R. )

O governo britânico aprovou, na última sexta-feira, o regresso dos testes de produtos de beleza em animais, após 25 anos de proibição. De acordo com a decisão do Tribunal Superior, a política foi alterada para se alinhar com as regras químicas da União Europeia (UE).

De acordo com a BBC, o juiz Linden decidiu a favor do Governo, salientando que esta alteração política atende às leis já existentes, lamentando, no entanto, que o público não tenha sido informado desta intenção.

A mudança de posição do Governo foi “duramente criticada” por grandes marcas de produtos de beleza e cosméticos, incluindo Unilever, Body Shop e Boots. Já a organização Cruelty Free International sublinhou que esta luz verde viola a lei que vigora no país há 25 anos.

Do outro lado da balança, um porta-voz do executivo britânico garantiu à BBC que estão “satisfeitos por o Tribunal Superior ter concordado com o Governo”.

Saliente-se que os testes de produtos de beleza em animais eram proibidos no Reino Unido desde 1998, sendo apenas permitidos “se os benefícios obtidos com a pesquisa não infligissem qualquer sofrimento animal”.

A Agência Europeia de Produtos Químicos – órgão da UE que supervisiona a regulamentação química – determinou em 2020 que as empresas precisam de testar alguns ingredientes em animais para garantir aos fabricantes destes ingredientes que são seguros.

Fonte: Novo Semanário / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.