Retrocesso! Vereadores propõem regulamentação de rodeios em Campos do Jordão, SP

Retrocesso! Vereadores propõem regulamentação de rodeios em Campos do Jordão, SP

Os vereadores Douglas Rodrigues Vitor e Leandro Henrique G. Gonçalves, ambos do PSDB, juntamente com o vereador Claudio Adão do PSD, estão propondo um projeto de lei que visa regulamentar a realização de rodeios na cidade de Campos do Jordão.

O projeto, protocolado sob o número 26/2023, tem como objetivo estabelecer diretrizes e normas para a organização de rodeios na cidade de Campos do Jordão.

Ativistas de defesa dos animais são contra realização de rodeios

Para ativistas e defensores dos direitos dos animais, os rodeios são considerados práticas cruéis que causam sofrimento e estresse. Eles argumentam que o uso de técnicas como o sedém (aperto de uma corda na virilha do animal) entre outras técnicas, podem causar danos físicos e emocionais aos animais, levantando preocupações com o bem-estar animal.

Os ativistas defendem a proibição total dos rodeios, alegando que existem outras formas de entretenimento e manifestações culturais que não envolvem a exploração de animais. Para eles, o respeito à vida e ao bem-estar dos animais deve ser uma prioridade, e a utilização deles como parte de eventos para entretenimento não é ética.

Outra alegação de quem é contra rodeios é que a prática está em desacordo com o artigo 10º da Declaração Universal dos Direitos Animais, da UNESCO. O artigo em questão impede que animais sejam explorados para divertimento dos seres humanos, pois tais exibições e espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Projeto não está na pauta da sessão que ocorre nesta segunda-feira (17)

O projeto de lei em questão não consta da pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Campos do Jordão que ocorrerá nesta segunda-feira (17). Isso indica que o projeto ainda não está programado para ser discutido e votado nessa sessão específica.

Fonte: Guiacampos.com

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.