Saiba como acionar o recolhimento de animais de rua em Santa Cruz do Sul, RS

Saiba como acionar o recolhimento de animais de rua em Santa Cruz do Sul, RS
Marques: objetivos do Canil são oferecer qualidade aos animais e deixá-los prontos para a adoção (Foto: Rodrigo Assmann)

Apesar de a causa animal ganhar cada vez mais visibilidade, o número de pessoas que adotam um bichinho ainda é baixo no Canil Municipal de Santa Cruz do Sul, RS. Dados da equipe que trabalha no espaço dão conta de que a cada 14 ligações recebidas sobre casos de abandono ou maus-tratos, apenas uma adoção é formalizada. Localizada na Rua Vitor Frederico Baunhardt, 2.581, a instalação abriga hoje 11 animais a mais do que sua capacidade permite. São 58, entre cachorros e gatos.

Conforme o veterinário Thiago Marques, o trabalho de recolhimento de animais abandonados no município funciona somente via ligação. O contato pode ser feito no Canil pelo telefone (51) 3719 1170 ou por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, no 3902 3611. Ela é a responsável pelo Canil. “O resgate, a partir de então, varia conforme a demanda e o espaço. É preciso esperar que um animal seja adotado para recolher outro em situação de abandono.” Marques ressalta, entretanto, que casos de emergência são exceções e recebem atenção especial. “Filhotes lactantes abandonados em ninhada e animais atropelados que não conseguem procurar alimento, nem se locomover, por exemplo, são prioridade.”

O modelo de recolhimento adotado pelo município vai ao encontro da Política de Bem-Estar Animal, em vigor no município desde 2 de julho de 2015. “Não trabalhamos para que o Canil vire um depósito, mas para que ele seja um espaço que ofereça qualidade aos animais e os deixe prontos para serem adotados. Aqui eles são vacinados, vermifugados, recebem alimentação, tomam banho e até roupinha para o inverno ganham”, complementa. Outra prática adotada pelos funcionários do Canil no sentido de preservar a saúde dos animais que não podem ser recolhidos é a orientação. “Pedimos para as pessoas que nos trazem essa demanda que alimentem esse bichinho e providenciem um abrigo perto de sua residência para que ele fique domiciliado. Assim que uma vaga liberar no Canil, saberemos onde procurar”, complementa.

Marques: objetivos do Canil são oferecer qualidade aos animais e deixá-los prontos para a adoção (Foto: Rodrigo Assmann)

Maus-tratos

Denúncias de maus-tratos devem ser direcionadas via secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. É importante que as pessoas encaminhem junto um boletim de ocorrência. O documento, conforme o veterinário Thiago Marques, é uma peça fundamental para agilizar o processo. Independente se o caso denunciado for de maus-tratos ou abandono, a pessoa também precisa deixar algum telefone para contato.

Adoções

Interessados em adotar um dos 58 bichinhos disponíveis devem se deslocar ao Canil Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14 horas às 16 horas. O endereço é Rua Vitor Frederico Baunhardt, 2.581.

Por Natany Borges

Fonte: Gaz

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *