‘Santeria?’ Denunciam maus tratos a um galo em uma obra do Metrô de Bogotá, na Colômbia

‘Santeria?’ Denunciam maus tratos a um galo em uma obra do Metrô de Bogotá, na Colômbia
Abuso de animais no metrô de Bogotá? Video x: @andreanimalidad

Através da rede social X (antigo Twitter), a senadora Andrea Padilla Villarraga denunciou um caso de abuso de animais em uma obra do Metrô de Bogotá, administrada pela Concessionária da Linha 1 do Metrô.

No vídeo que acompanha seu tweet, trabalhadores de uma concessionária são vistos maltratando um galo. Vários gravam com seus celulares, enquanto um homem caminha pelo canteiro de obras com o animal nas mãos. No final do vídeo, a pólvora parece explodir enquanto um homem segura o galo no chão.

Segundo Padilla, os atos teriam ocorrido no cruzamento da Avenida Boyacá com a Rua 1a de Mayo. Além disso, afirmou: “Quem nos enviou o vídeo diz que os trabalhadores fazem isso toda vez que terminam uma etapa da obra”.

A este respeito, o senador questionou se esta prática pode ser considerada Santeria, que é tecnicamente uma religião afro-caribenha que surge da combinação das crenças iorubás da África Ocidental com o catolicismo.

A Santeria cultua os orixás, divindades que representam diferentes aspectos da vida e da natureza, como Ochún, Elewá, Changó e Yemayá.

Os seguidores se comunicam com os orixás por meio de rituais, orações e adivinhação, muitas vezes fazendo oferendas que podem incluir sacrifícios de animais.

Em meio à polêmica, Padilla apelou às autoridades competentes para que investiguem e tomem medidas a esse respeito, solicitando especialmente providências ao prefeito da capital, Carlos Fernando Galán.

“Prefeito Carlos Fernando Galán, peço que aceite minha pergunta como direito de petição: Quem é o coordenador do pátio que permitiu essa barbárie acabada com pólvora? Esse homem deve sair.

Além disso, é responsabilidade deles solicitar à Procuradoria-Geral da República a abertura de investigação criminal”, disse a senadora.

Neste momento, diversas personalidades já reagiram com indignação e pedindo ação ao governo local.

Por exemplo, a Associação de Proteção Animal Mi Mejor Amigo respondeu ao vídeo: “Prefeito, depois de 3 meses, quando você vai começar a cuidar dos animais, o que mais tem que acontecer? Isso é horrível, cumpra o que prometeu, respeite os animais”.

A apresentadora Mónica Rodríguez juntou-se à chamada, que reagiu com emoticons furiosos.

Em geral, pedem à Prefeitura e ao Ministério Público ações para esclarecer os fatos e proteger os animais.

Por sua vez, a Empresa do Metrô de Bogotá (EMB) garantiu em comunicado que: “rejeitamos categoricamente este tipo de ato. Uma vez conhecidos os fatos, exigiu que a concessionária Metro Línea 1 desse as explicações correspondentes”.

“A EMB, respeitadora de qualquer forma de vida, solicitou à Concessionária que adote medidas corretivas quando cabível para que estes eventos não voltem a ocorrer”, acrescentou a empresa.

Por Sofía Díaz Rico / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Portafolio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.