Libertaram 2 mil e 400 animais marinhos capturados ilegalmente na Espanha

Libertaram 2 mil e 400 animais marinhos capturados ilegalmente na Espanha
Foto: EFE

A Guarda Civil espanhola, com a colaboração do Museu do Mar de Santa Pola, em Alicante, libertou 2 mil e 464 animais marinhos invertebrados da espécie holotúria capturados por quatro homens denunciados pela pesca em áreas restritas daquela localidade e por não possuírem licença para isso.

A intervenção ocorreu em 24 de fevereiro quando a patrulha Fiscal e de Fronteiras da Guarda Civil de Santa Pola encontrou quatro homens que saíam da praia. Dois deles estavam com equipamentos de mergulho e sem boia de sinalização obrigatória.

Ao abordarem as pessoas, os investigadores observaram que elas manipulavam um saco em cujo interior se comprovou que “estava cheio de animais marinhos invertebrados equinodermos, da espécie holotúria, conhecidos vulgarmente como pepinos do mar,” segundo informaram as fontes do instituto.

Uma vez identificados os quatro suspeitos infratores, com idades entre 22 e 59 anos, os agentes apreenderam quatro pacotes que continham um total de 2 mil e 464 equinodermos, com peso de 224 quilos. Além disso, os responsáveis foram denunciados pela Lei 5/1997, de pesca marítima e agricultura da Comunidade Valenciana, uma vez que a captura destes animais está restrita a pessoal autorizado e deve ser realizada em áreas habilitadas.

A Guarda Civil entrou em contato com o Museu do Mar de Santa Pola, que se interessou pelos animais e organizou o traslado para as instalações de seu Aquarium.  Com esta colaboração foi possível mantê-los vivos até coordenar sua liberação, no dia 8, de forma controla em uma área indicada pelos especialistas.

Tradução de Katia Buffolo

Fonte: La Voz

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.